Menu fechado

Os Benefícios da Literatura para o Mundo Infantil

 As obras literárias são muito importantes para ampliar o conhecimento pessoal e intelectual do cidadão. Por isso, ter esse acesso desde pequeno é uma iniciativa que pode ajudar a desenvolver muitos estímulos, como a criatividade, a imaginação e a agilidade no raciocínio, pois todas essas características influenciam no crescimento do leitor e quanto mais cedo se dedicar a essa prática, mais dinâmico e satisfatório será. 

Além de promover o aumento intelectual do indivíduo, estar próximo da criança e ler alguma obra para ela é uma ótima opção para se conectarem, pois muitos filhos sentem a necessidade dos responsáveis lerem durante a noite para eles, assim, terão uma boa noite de sono, por sentirem-se mais seguros.

O ato de ler só traz benefícios ao cidadão. Então, se você quiser entender quais são os benefícios da literatura para o mundo infantil, é importante ter em mente algumas dessas vantagens: 

  • VOCABULÁRIO MAIS EXTENSO 

Quando lemos há um certo tempo, conhecemos novas palavras e o que elas significam. Por isso, observar as expressões enquanto está lendo é uma ótima maneira de ampliar seu vocabulário e torná-lo mais rebuscado. 

  • DESENVOLVER MAIS A ESCRITA 

Além de conhecer novas palavras, a leitura pode aflorar o seu lado de escritor e você conseguir desenvolver um texto ou uma conversa de uma forma muito mais aperfeiçoada e fluída, pois como lê com uma certa frequência, seu cérebro está acostumado com frases mais formais e corretas. Por isso, com a rotina da leitura, as crianças terão 

  • COMPREENDER AS REALIDADES DO MUNDO 

Com a leitura de livros de romance, suspense, drama, biografia, entre outros, nos deparamos com inúmeras realidades que podem não ser semelhantes com a sua, mas através da literatura conseguimos ter em mente situações do cotidiano de outros cidadãos. Exemplos de vivências mundiais são a pobreza, relacionamentos abusivos, violência. 

LIVROS PARA AS CRIANÇAS E AOS PAIS:

Com a necessidade de ajudar os nossos leitores mirins, lançamos alguns livros infantis e a sinopse para introduzi-los nesse mundo literário:

  1. ESQUECERAM DE MIM NO ÔNIBUS

A história de Kito é verídica e foi escrita para alertar os pais que mesmo em uma escola com todos os pré-requisitos, precisam analisar as estruturas do local. O livro mostra que as crianças são seres livres, brincam, sonham e devem ser cuidadas. No ocorrido não houve notificação à polícia, pois os pais agradeceram e agradecem a Deus por ter o filho de volta. 

      2. ALMANAQUE ECOLÓGICO DA MARI

A obra aborda a história de Mari, uma sereia ecológica que busca sensibilizar as crianças e jovens para que adotem atitudes corretas em relação às questões ambientais, como a preservação dos mares e oceanos. A sereia Mari ensina as crianças a cuidar do meio ambiente, de modo leve e divertido. Por meio de ilustrações e passatempos, a personagem visa disseminar a importância da proteção da biodiversidade marinha do nosso planeta para o público infantil.

      3.VAMOS FALAR SOBRE PLANTAS: LIVRO DE COLORIR

Vamos falar sobre plantas é um livro para colorir que fala sobre a importância das plantas nas nossas vidas. Percorrendo e colorindo as páginas as crianças vão descobrir como elas estão presentes no seu dia a dia e que existe uma ciência, a Botânica, que se dedica a desvendar seus segredos

Gostou de alguns benefícios da literatura para o mundo infantil que trouxemos? Comente aqui embaixo o que achou!

Referências para você ver mais sobre os benefícios da literatura para o mundo infantil?

  1. https://leiturinha.com.br/blog/por-que-ler-para-as-criancas-e-importante/
  2. https://www.arvore.com.br/blog/entenda-por-que-e-interessante-oferecer-livros-para-criancas
  3. https://podeditora.com.br/produto/o-mundo-magico-do-quarto-escuro/
  4. https://podeditora.com.br/produto/historias-infantis/

Esqueceram de Mim no Ônibus

Almanaque Ecológico da Mari

Vamos falar sobre plantas: livro de colorir

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *