Menu fechado

Dicas para construir uma relação positiva com o leitor

Uma boa relação entre o autor e o leitor é fundamental para o sucesso de qualquer obra literária. Essa conexão vai além das palavras escritas, estendendo-se à capacidade do escritor de cativar, envolver, se comunicar e ampliar seu público.

Então, se você está com o objetivo de estreitar as relações e manter uma conexão expressiva de empatia, comunicação efetiva e confiança com os leitores, é necessário compreender algumas dicas que podem ajudar a ter, posteriormente, um resultado positivo no desenvolvimento das suas obras:

  • PESQUISE SOBRE O SEU PÚBLICO ALVO 

Antes de almejar o sucesso, é preciso entender que para alcançá-lo é necessário conhecer quem são seus potenciais leitores e quem você quer tocar emocionalmente a partir das suas obras literárias, porque cada público requer uma escrita divergente e, por isso, é fundamental que o autor conheça seus valores, essências e preferências, pois com essa pesquisa, a troca entre os dois será mais orgânica e genuína. 

  • INTERAJA COM OS LEITORES ALÉM DAS OBRAS LITERÁRIAS 

Para se ter um relação diferenciada com os seus leitores, se permitir ir além das obras literárias é uma excelente opção, pois com o avanço tecnológico, interagir com o público nas redes sociais é uma maneira de deixá-los mais próximos da sua realidade e entender um pouco mais como você é no particular. Essa troca interpessoal pode resultar em laços mais fortes e em uma comunidade de leitores mais fiéis a cada dia. Além da internet, podem ser realizados encontros para conversar pessoalmente sobre os livros, pois além de reunir quem gosta de suas obras, você consegue receber críticas construtivas sobre o seu trabalho. 

  •  NÃO OPTE POR PERSONAGENS ÓBVIOS 

Em uma obra literária é necessário que o autor crie personagens que fixem a atenção do leitor, pois, dessa maneira, o leitor vai querer entender o livro e não se tornará um exemplar obrigatório, e sim, um momento gratificante de tirar no dia. Por isso, é necessário sair do óbvio e ter o objetivo de criar pessoas fictícias com a história envolvente, pois o interesse do público aumentará. 

  • RECONHEÇA E APRENDA COM OS COMENTÁRIOS 

Entender a importância dos leitores ao decorrer da sua caminhada profissional é essencial, por isso é necessário que exista a troca de comentários. Você precisa se preocupar com a opinião do seu público alvo, pois são eles quem consomem e admiram seu trabalho. 

A importância de uma boa relação entre autor e leitor é inegável e necessária para o crescimento profissional. Ela constrói confiança, promove a empatia, facilita a comunicação e enriquece a experiência de leitura. Quando essa conexão é bem cultivada, pode durar décadas, deixando um impacto duradouro na vida dos leitores. 

Referências para você entender mais sobre o assunto:

  1. https://marketingparaautores.com.br/livro-marketing-para-autores/
  2. https://podeditora.com.br/2023/07/05/qualis-capes-entenda-a-importancia-dessa-avaliacao/
  3. https://www.estantevirtual.com.br/wtrlivros/moraes-debora-a-relacao-entre-leitor-e-texto-literario-4011595029?msclkid=7deefb236d921213e0029e15ffce9a54&utm_source=bing&utm_medium=cpc&utm_campaign=Shopping%20Base&utm_term=4579946971044398&utm_content=Todos%20o%20Acervo

Gostou das dicas? Comente aqui embaixo o que achou!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *