Menu fechado

Como criar livros ilustrados

Para criar livros ilustrados dá trabalho, mas pode ser muito divertido. Os livros ilustrados são obras curtas, orientadas por narrativas, com ênfase em imagens coloridas que usam para contar uma história.

Embora publicar seu próprio livro de imagens seja difícil, à primeira vista, siga as dicas produtivas para criar livros ilustrados!

Leia alguns livros ilustrados

Se você é novo em livros ilustrados, é uma boa ideia ler alguns.  Observe as técnicas (rimas, paletas de cores etc.) que o autor utilizou para fazer acontecer.

Pense em uma ideia interessante para criar seu livro ilustrado

Para criar livros ilustrados, a ideia precisa te atrair, assim refletirá na sua arte e na sua escrita. Da mesma forma, se a ideia atrai seus leitores, eles se sentirão muito mais interessados ​​em ler seu livro.

Os livros ilustrados são geralmente escritos para crianças. Tenha isso em mente ao formular sua história. Leia alguns livros ilustrados existentes. Caso contrário, conversar com uma criança pode surpreender criativamente!

Planeje seu layout

Você deve ter uma ideia clara de quantas páginas precisará para contar sua história. Elabore um storyboard básico de como será a aparência de sua história e encontre maneiras de expandir ou contrair suas ideias conforme achar adequado. Definitivamente, é muito mais fácil escrever um livro ilustrado se você souber claramente do que trata cada página desde o início.

Descreva sua história

Os melhores livros ilustrados são simples, mas de alguma forma profundos nas histórias que contam. Se você é mais um ilustrador do que um contador de histórias, sempre pode ilustrar uma história existente. A inspiração para histórias pode ser encontrada de várias maneiras. Mergulhando na mídia, filmes, música e livros são modelos para suas próprias histórias.

Crie personagens

A maioria das histórias precisa de personagens interessantes para preencher a ação. Embora você deva ter uma ideia básica do papel que cada personagem irá ocupar na história, é importante dar a cada um deles um toque pessoal.

Enquanto você está inventando personagens, você também deve pensar em como eles ficarão em suas ilustrações. Os animais são muito populares para usar em livros infantis. Ocasionalmente; os animais também são mais interessantes de desenhar.

Escreva um rascunho da história do seu livro ilustrado

Escreva a história dividindo-a em um começo, meio e fim claros. Neste estágio da escrita, você não precisa se preocupar com a escolha adequada das palavras. Você está apenas tentando colocar as ideias em uma estrutura básica. A partir daí, mantenha sua contagem de palavras em torno da marca de 500 palavras.

Divida seu rascunho em páginas. Com sua narrativa toda escrita, você precisa dividi-la em quantas páginas tiver para a história de seu livro. Inclua pelo menos uma ação por painel; qualquer lugar de uma a quatro frases por página deve ser ótimo.

Edite e finalize seu rascunho. Será muito mais fácil editar seu trabalho agora que ele está separado em seções menores. Concentre-se em uma seção por vez e transforme o modelo que você tem em uma escrita com estilo e forma.

Use uma linguagem simples e eficaz que beneficie as ilustrações que você incluirá

Enquanto estiver planejando as ilustrações, tente torná-las o mais próximas e aplicáveis ​​possível à escrita. Acima de tudo; sempre que você ficar em dúvida, consulte o que escreveu na história.

Projete e pratique o desenho dos personagens do seu livro ilustrado

A grande maioria das histórias gira em torno das façanhas dos personagens. Para a maioria das narrativas , você precisará se tornar realmente bom em desenhar (e redesenhar) um punhado de personagens. É recomendável passar algum tempo praticando o design de seus personagens. Logo, quanto mais você desenha o personagem, mais chances você terá de conseguir o visual certo e mudar as coisas, se necessário.

Em suma; é bom saber que publicar uma obra ilustrada não é tarefa fácil, mas que tal experimentar?

15 Comentários

  1. Eloísa Abadia Alves Diniz

    Gostei Bastante das dicas que ofereceram.
    Estou escrevendo histórias reais, vividas em sala de aula com uma professora de alma quentinha. As histórias contam como esta professora ( e psicóloga clínica) fez, para paralelamente às aulas, cuidar de crianças em sofrimento, seja por sentimento de desamparo, abusos, violência, insegurança, baixa autoestima e como tudo isto interferia no comportamento e aprendizagem.
    Sei que as histórias ajudarão muitos profissionais da educação, da psicologia e também aos pais.
    Estou em processo de escrita conversando com ilustradores.
    Vou adorar um retorno de vocês.
    Abraço
    Eloísa A A Diniz

  2. Eloísa Abadia Alves Diniz

    As dicas foram ótimas. Estarei atenta para terminar de escrever as histórias reais, que uma professora e psicóloga clínica viveu com seus alunos em sala de aula. Histórias usadas como recurso , e que cuidaram de muitos traumas desencadeados por abusos, perdas, separações…
    Obrigada
    Eloísa A. A. Diniz

  3. João Neri de Souza

    Boa tarde! Sou João Neri de Souza. Autor de um livro didático pedagógico, iterativo que visa acessibilidade, inclusão social e proteção ao meio ambiente. Na verdade são treze contos, onde todos os personagens são especiais…Cada conto se transforma em um plano de aulas. Alem da didática, a obra também é formada por musicas infantis inéditas relativas a cada personagem e poemas e poesias inditas´.O projeto pode ser lançado por completo, tanto como por contos individuais sem sair da sua didática e pedagogia. Somente a primeira historia se encontra ilustrada. Titulo: No Reino do Belo Sol. Sou pessoa desprovida de recursos e estou buscando uma forma de edição. . .

  4. João Neri de Souza

    Tenho interesses em avaliar a proposta de vocês porque porque não tenho condiçôes de lançar e dependendo da forma de pagamento e do valor, a gente pode negociar. Obrigado.

  5. Ivone

    Boa noite! Sou professora Ivone, estou com um projeto de fazer um livro digital com meus alunos, contando um pouquinho como foram os estudos durante a pandemia o retorno às aulas e agora as dificuldades na alfabetização de alguns alunos. Gostaria de dicas por onde começo…

    • Pod

      Prezada Professora, grato pelo seu contato.

      Este tipo de projeto é bem interessante e deve gerar bastante engajamento dos seus alunos.

      Preciso que a Sra. entre em contato, por telefone, para explicarmos os detalhes que envolvem este tipo de projeto.

      Att.

      Luiz Claudio Furtado
      Editor

    • Pod

      Olá Renata!!!

      Grato pelo soeu contato.

      A visibilidade para uma obra, segundo especialistas em Marketing para Autores, é trabalhada pelo próprio autor propagando a sua autoridade (trabalhos, postagens etc) nas redes sociais e também no YouTube.

      Se você quiser se aprofundar, existem vários livros sobre este assunto. Indicamos um que usamos aqui chamado ‘Marketing para autores’ por Sidney Guerra e Laura Bacellar que é vendido na Amazon.com

      Espero ter ajudado.

      Luiz Claudio Furtado

  6. RUI FERREIRA DE OLIVEIRA

    Estou escrevendo um livro de ficção cientifica. Preciso colocar nele imagens ilustradas/gravuras. Gostaria que vocês me auxiliassem indicando alguém (editora,profissionais etc.). para que eu possa entrar em contato.

  7. Debora Maria dos Santos

    Olá! Estou escrevendo um livro infantil sobre uma historia real que aconteceu com a minha filha e direcionada para uma Educação Antirracista. Tenho interesse de publicar , por enquanto esta como rascunho.

    • Pod

      Olá Debora.

      quando seu texto estiver pronto, separe os grupos de texto com a respectivas ilustração para que a editora possa calcular o numero de páginas da obra, ou seja:

      pg 1 – texto inicial e sua respectiva ilustração, na pag 2
      pag 3 – texto de continuação e sua respectiva ilustração na pg 4… e assim por diante

      Dessa forma, fica mais fácil calcular o valor do seu investimento, com a quantidade de páginas do livro e a quantidade de ilustrações totais da obra.

      Pod Editora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *