Menu fechado

Dicas de como escrever um livro de ficção

Escrever ficção não é tão difícil quanto parece, contanto que você siga algumas dicas simples! Muitos escritores iniciantes investem grande parte do seu tempo pensando na ideia, nos personagens e no enredo da história. Mas, na verdade a questão fundamental, e bem mais difícil, é outra: Escrever Bem. Ou você escreve bem ou esquece. Nenhuma fórmula salva um livro mal escrito.

Escrever uma história de ficção é o desejo de muitos aspirantes a escritores e até mesmo de autores que seguiram em caminhos diferentes, como a poesia e a não ficção. Pois, a ficção é sedutora.

Siga as dicas abaixo e essa tarefa ficará bem fácil!

Para escrever um bom livro de ficção, a primeira dica é: mostre, não diga. Lembra quando na escola primária, você trazia um objeto de casa e falava sobre ele? Pois a ideia é essa, lembre-se dessa experiência e das lições sobre como contar as histórias que esse exercício te transmitiu.

Crie personagens tridimensionais

Logo no inicio da história, você pode detalhar a dimensão física e psicológica do personagem, mas para evitar transformá-lo em um clichê, você precisa preenchê-lo em três dimensões. Em cada parágrafo, diga ao leitor exatamente como ele é, seus gostos e manias. Para escrever uma história de ficção de qualidade essa dica é valiosa!

Escolha um ponto de vista para escrever seu livro de ficção

Decida qual ponto de vista faz mais sentido para sua história: primeira pessoa; segunda pessoa; terceira pessoa, limitada ou onisciente, perspectiva divina; a estrutura da narrativa, que é, basicamente, a forma como o escritor organiza as informações ao longo do texto para contar a história de uma forma interessante e envolvente, é uma das principais tarefas para quem quer escrever um livro de ficção. Já que uma das decisões estruturais que mais influenciam na experiência de leitura é a escolha do narrador.

Histórias sempre são contadas de forma parcial. Pense, por exemplo, em como uma criança conta para a mãe sua versão da briga que teve na escola. A visão da criança sobre o que aconteceu certamente difere da visão da diretora, da professora e da do colega com quem ela brigou. A escolha do narrador, portanto, determina a perspectiva a partir da qual o leitor vai interpretar a história, a percepção que ele terá sobre os personagens e a maneira como ele vai entrar em contato com os acontecimentos do enredo.

Dê a seus personagens motivações

Se você está tendo problemas para desenvolver seus personagens, pergunte-se continuamente em cada cena: “O que esse personagem quer?” Diga isso em voz alta e logo alguém por perto perguntará por que você fica repetindo isso. Não responda, mas simplesmente pergunte em voz alta: “O que esse personagem quer?”

Se você não se emociona com sua história, não espere que seu leitor fique. Portanto, enquanto compõe é preciso sentir que a sua história é especial. Por isso, se inspire em músicas, filmes, livros que te envolvam e volte a escrever ficção, tendo agora sentido os altos e baixos que nós experimentamos.

Revise, revise, revise.

Confie em si mesmo. Em última análise, para escrever um bom livro de ficção, você deve valorizar seu próprio julgamento sobre os outros.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *