Menu fechado

Dicas para escrever melhor

Está começando a escrever e está em busca de boas dicas para escrever melhor? Ser um escritor novato não é fácil. Aí vão algumas dicas para escrever e melhorar suas habilidades como iniciante.

Sabemos que os escritores iniciantes, além das inúmeras dúvidas sobre como publicar um livro, ficam com medo de escrever. Mas, queremos encorajá-lo a prosseguir. Afinal, temos conhecimento das dificuldades e queremos ajudar você a empreender nessa jornada!

Então, anota aí: a primeira para quem quer escrever melhor é escrever! Ou seja, praticar é o ponto de partida, pois um texto maravilhoso não vai acontecer na primeira tentativa!

Aí vão outras dicas para você escrever cada vez melhor!

Escreva com intenção

Primeiramente, se quer escrever melhor e, deseja que seu texto seja lido como algo agradável, precisa saber o que quer contar. Já que com uma razão para escrever, fica mais fácil cumprir seu propósito na hora de escrever um livro. Uma vez que toda a escrita tem um propósito!

Uma dica valiosa é ter em mãos um dicionário de sinônimos

Escrever melhor exige certos cuidados. Entre eles, o cuidado com as repetições de palavras no texto. Encontrar vocábulos de mesmo significado resolve esse problema facilmente. Portanto, um dicionário de sinônimos ajuda quando precisar expressar um certo pensamento ou conceito, mas não encontra uma palavra específica pra isso.

Componha seu texto com o que você quer ler 

Essa dica para escrever melhor é clássica! SE você mesmo não pegar para ler o livro que está escrevendo com alegria, então não deveria nem escrever. Logo, crie uma história que ama e seu leitor vai ler como se as palavras saíssem da página.

Crie uma estrutura da história antes de começar

Fazer um planejamento do que quer pra cada capítulo ajuda demais na hora de escrever melhor o seu livro. Dessa maneira, você organiza bem melhor o trabalho. Inclusive na hora de montar um cronograma de prazos. Além de permitir que a escrita flua mais facilmente.

Ter essa estrutura na cabeça vai te ajudar a manter o foco. Assim, seu trabalho vai acontecer mais rápido e melhor. E claro, as ideias não só podem como devem mudar ao longo da escrita!   

Pratique sempre que puder

Para escrever melhor, mesmo que tudo o que você esteja escrevendo seja um parágrafo, é melhor do que não escrever nada. E se você não pode adicionar ao seu livro por qualquer motivo nem mesmo um esboço, então escreva outra coisa!

O objetivo é escrever quantas vezes você puder. Escrever com mais frequência permite que você exercite sua imaginação. Quanto mais você usá-la, mais forte o texto fica e você será capaz de escrever com mais criatividade.

Essa é a beleza da arte: para escrever melhor você tem liberdade de fazer absolutamente qualquer mudança na sua obra antes de publicar o seu livro! Capriche!

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *