Menu fechado

Jales lança Concurso Literário em comemoração aos 80 anos da cidade

Em comemoração aos 80 anos de Jales, a Associação Casa do Poeta e do Escritor de Jales, lançou em formato online, o 7º Concurso Literário. O objetivo do concurso literário é despertar o interesse dos alunos à prática da escrita.

Poderão participar do Concurso Literário estudantes de todas as escolas da rede pública e particular. Desde o Ensino Fundamental I e II até o Ensino Médio. Alunos do ciclo I de 1º a 3º ano participarão com desenhos.

O tema escolhido para o Concurso literário em Jales é a “Pandemia”. Segundo a secretária municipal de Educação, a escolha do tema foi pensado no momento atual, de restrição, com a mudança drástica da rotina, o medo a insegurança e os cuidados necessários para se manter saudável. O intuito é despertar nos alunos a sensibilidade e percepção do cuidado e responsabilidade que devemos ter com nossa vida e com a do outro. E, através da poesia, dar liberdade para criar e transmitir este ‘sentir’ individual.

Os trabalhos do concurso literário de Jales deverão ser entregues até o dia 30 de junho. Cada participante construirá um texto poético com a orientação dos professores de Língua Portuguesa.

Concurso literário de Jales:

  • Todos os materiais serão enviados para os organizadores do evento (Casa do Poeta) que os encaminharão para a banca julgadora da ANLPPB (Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro), reconhecida pela UNESCO, para a escolha dos finalistas.
  • Os alunos da Unijales, das licenciaturas em Letras, Pedagogia e Artes atuarão como apoiadores na divulgação, execução e seleção e, até mesmo numa sugestão de lançamento com produções poéticas e obras de arte de sua autoria.

O projeto  do 7º Concurso Literário de Jales aconteceu durante reunião online, na manhã da terça-feira, dia 13, entre os organizadores, parceiros e representantes das escolas municipais, estaduais e particulares.

Os trabalhos selecionados farão parte da V Coletânea Primeiros Versos, que será lançada de forma digital, na noite de premiação, quando ocorrerá o sarau dos participantes. O evento será realizado na Câmara Municipal de Jales, no mês de outubro, em data a ser definida, ou de forma online dependendo da situação atual.

Todos os participantes do Concurso Literário de Jales receberão certificado de participação. Os três primeiros colocados de cada categoria ganharão, também, troféus e livros de poetas da ANLPPB entre outros prêmios, como lápis de cor e camisetas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat