Menu fechado

Conheça os tipos de narrador

Cada uma das histórias que lemos, ouvimos ou escrevemos é contada por um narrador. É esse elemento que determina o foco narrativo, ou seja, a perspectiva da história.

Cada história é contada por um narrador e podemos distinguir três tipos:

– narrador-personagem;

– narrador-observador;

– narrador-onisciente.

A autora ou o autor pode escolher entre um narrador que seja personagem ou observador. Nestes casos, o narrador não faz parte da história, apenas a observa. Portanto, objetivo e imparcial quanto ao desenrolar dos acontecimentos.

Por esse motivo, esse texto é narrado em 3ª pessoa do singular (ele, ela) ou plural (eles, elas). Vale lembrar que o texto narrativo é normalmente escrito em prosa.

Já o narrador personagem faz parte da história contada. Nesse caso, a narração é feita na 1ª pessoa do singular (eu) ou do plural (nós).

Outro exemplo é o narrador onisciente, que sabe de tudo, inclusive os pensamentos e desejos de seus personagens. Logo, conhece todos os detalhes da narração: o presente, o passado e o futuro da história. Na maior parte das vezes a narração é feita na 3ª pessoa. Às vezes, permite certas intromissões narrando em 1ª pessoa. Além disso, é capaz de revelar suas vozes interiores, seu fluxo de consciência, em 1ª pessoa. Quando isso acontece, o narrador faz uso do discurso indireto livre. Assim, o enredo se torna plenamente conhecido, os antecedentes das ações, suas entrelinhas, seus pressupostos, seu futuro e suas consequências.

Qualquer que seja a escolha, é a voz do narrador que vai acompanhar o leitor do começo ao fim do livro, enriquecendo essa experiência de leitura com suas peculiaridades narrativas.

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça os serviços da Pod Editora, podemos ajudar você a desenvolver sua história!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *