Menu fechado

Metodologias de Ensino em Química Através de Temas Transversais: meio ambiente, saúde e alimentos como estratégias de contextualização

R$26,00

497 em estoque

Pague parcelado sem cartão com Mercado Pago

Descrição

O presente livro contém uma coletânea de textos científicos apresentados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de licenciatura em Química – Instituto Federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia – campus Maracanaú. A partir do engajamento e apoio da Pós-graduação, por meio da parceria com o Programa do mestrado em ensino de ciências e matemática (PPGECM) do IFCE – campus Fortaleza se conquistou o sucesso dessa edição. Ademais, as reflexões por hora destacadas aqui tratam de temáticas significativas e que expressam experiências vivenciadas nas escolas do município, perfazendo a intrínseca relação teoria e prática na formação dos licenciandos. Dessa forma, as questões metodológicas desenvolvidas e apresentadas nos artigos, além dos conteúdos aponta uma atuação crítica e reflexiva nas ações práticas de sala de aula. Nesse ensejo, fica claro que que uma formação de professores, onde a atuação dos estudantes articula tanto fundamentos teóricos, mas atrela a inovação tornando o ensino de ciências numa visão compreensiva e aprendizado mais próxima dos alunos da educação básica. – Francisca Helena de Oliveira Holanda

Sobre as organizadoras:

Caroline de Goes Sampaio – Doutora e Mestre em Química pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Graduada em Química pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, Técnica em Química Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará – CEFET/CE. Atualmente, exerce o cargo de professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) – Campus Maracanaú e professora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). No campo da pesquisa, desenvolve trabalhos na área de produtos naturais, nanotecnologia, atividade antioxidante, isolamento de substâncias orgânicas e adsorventes naturais para metais pesados e pesticidas. Além disso, desenvolve pesquisas na área do ensino de Química, em ação com o projeto Residência Pedagógica e programa de Pós graduação.

Maria Cleide da Silva Barroso – Doutora e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC. Pos graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, é Pesquisadora Colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário IMO do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará UECE. Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática MACIMAT/IFCE (acadêmico). Coordena o grupo de estudos da Licenciatura em Química do IFCE Campus Maracanaú, intitulado: Trabalho, educação e as políticas de formação docente: uma análise no contexto do capitalismo contemporâneo. Coordena o Laboratório de Práticas Pedagógicas – LAPP, no IFCE/Campus Maracanaú. É Professora da Licenciatura em Química do IFCE- Campus Maracanaú. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores; Educação e Marxismo; Construtivismo e Formação Docente; Professor e prática reflexiva; Educação Infantil; Avaliação de Sistema; Didática; História do curso de Pedagogia no Brasil e Estágio Supervisionado.

Informação adicional

Peso 400 g
Dimensões 14 × 1 × 21 cm
ISBN

Autor

Caroline de Goes Sampaio

Páginas

148

DOWNLOAD

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Metodologias de Ensino em Química Através de Temas Transversais: meio ambiente, saúde e alimentos como estratégias de contextualização”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *