Descrição
Esta obra teoriza metodologicamente todo o processo de inserção do projeto de Orientação Desportiva, em Escola da Educação Básica, realizando reflexões conceituais e teóricas sobre novas proposições de se promover uma educação sustentável. Assim, promovendo a responsabilidade socioambiental a partir da educação infantil perpassando pelo Ensino Fundamental I tendendo expandir-se para os demais níveis de ensino.
A necessidade de suscitar e de se alavancar o processo de profissionalização docente deste nível de ensino, como um processo interno (profissionalidade) espelhando-se nos demais o movimento externo (profissionalismo) foi empreendida por intermédio da historicização a respeito da necessidade de se construir uma identidade feminina docente, bem como, de uma nova postura masculina que facilite a convivência harmônica, entre ambos os sexos, enquanto casal harmônico para constituir uma família sustentável.
Há tempos, constata-se necessidade de se analisar os novos perfis da clientela partindo do estudo de Monteiro, Freitas e Baratho (1989), e a partir daí as famílias foram classificadas como pertencentes a seis classes e/ou estratos de classes sociais, servindo-nos como fundamento para análise deste perfil.
Enfim, com a realização deste feito, deseja-se para as escolas, apenas, que se transformem em verdadeiros “kibutseins” (ADRADOS, 1988) auto-sustentáveis, permitindo, assim, que todos, sem distinção, tenham lugar privilegiado no Planeta Terra para, dessa forma, se atingir a Paz Mundial!
Sobre os Autores:
Lidiane Estevam Lima Marujo:
Mestre em Educação pela UFRN.
Graduada e Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia – Nova Friburgo–RJ.
Professora da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro desde 1990.
Autora do Livro: Educação e Família: uma integração sustentável.
Autora de Artigos Nacionais e Internacionais.
Marcelo Pereira Marujo:
Doutor em Educação pela UFRN.
Mestre em Educação pela UFRN.
MBA em Gestão de Impactos Ambientais pela UNIPLI.
Especialista em Docência do Ensino Profissional – SENAC.
Graduado em Administração pela UFRJ.
Coordenador da Comissão de Desenvolvimento Sustentável do CRA-RJ.
Autor do Livro: Educação e Família: uma integração sustentável.
Editor da Revista Contexto Itaboraí.
Autor de Artigos Nacionais e Internacionais.
Isauro Beltrán Núñez:
Doutor em Educação pela Universidade de Havana – CUBA.
Professor Titular da Faculdade de Educação da UFRN.
Autor de vários livros nacionais.
Autor de Artigos Nacionais e Internacionais.
Avaliações
Não há avaliações ainda.