Warning: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, class 'WCV_Seo_Compatibility' does not have a method 'override_yoast_seo_with_shop_url_in_ld_json' in /home/wwpode/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 326
Menu fechado

Qualis Capes: entenda a importância dessa avaliação

Qualis Capes: entenda a importância dessa avaliação

Se você está envolvido no meio acadêmico e busca se aprofundar em pesquisas e estudos avançados, certamente já deve ter ouvido falar sobre o Qualis Capes.

Essa sigla representa um sistema de classificação utilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma importante instituição brasileira responsável pela avaliação da pós-graduação no país. Aqui, vamos desvendar o que é o Qualis Capes, como ele funciona e qual a sua relevância para a comunidade acadêmica.

O que é o Qualis Capes?

Ele é um sistema de avaliação e classificação de periódicos científicos utilizado pela Capes, com o objetivo de qualificar a produção acadêmica dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil.

É, também, uma ferramenta fundamental para a avaliação e acompanhamento da produção científica nacional, bem como para definição da qualidade dos veículos de divulgação acadêmica.

O funcionamento do Qualis Capes envolve a análise e a classificação dos periódicos científicos em estratos, que vão desde A1 (mais elevado) até C (menos elevado). Esses estratos são atribuídos de acordo com a relevância e qualidade dos artigos publicados. Consideram fatores como a indexação em bases de dados renomadas, o número de citações e o impacto da revista na área de conhecimento.

As classificações são atualizadas periodicamente, sendo revistas a cada três anos. Vale ressaltar que a avaliação é realizada por áreas do conhecimento, levando em consideração as especificidades e particularidades de cada campo acadêmico. Dessa forma, cada área possui seus próprios critérios e ponderações na atribuição dos estratos aos periódicos.

Importância do Qualis Capes para a pós-graduação

O Qualis Capes desempenha um papel crucial para a comunidade acadêmica brasileira. Primeiramente, ele auxilia os programas de pós-graduação na escolha dos periódicos para publicação de seus resultados de pesquisa.

A classificação do veículo de divulgação pode impactar diretamente a reputação do trabalho e, consequentemente, a carreira do pesquisador.

Além disso, ele é utilizado como critério de avaliação para concessão de bolsas de estudo e financiamento de pesquisas. Os órgãos de fomento à pesquisa, como a própria Capes e outras agências, levam em consideração o estrato do periódico para definir o nível de excelência das publicações, o que pode influenciar diretamente no apoio financeiro oferecido aos pesquisadores.

Por fim, o sistema Qualis Capes também permite acompanhar a evolução da produção científica brasileira ao longo do tempo. Com base nas classificações, é possível identificar tendências, áreas de destaque e áreas que necessitam de maior incentivo. Isso auxilia na definição de políticas públicas voltadas para a ciência e tecnologia no país.

E você, já sabia o que era o Qualis Capes? Comente aqui embaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *