Menu fechado

Saiba quem são os ‘Booktokers’

Você sabe quem são os ‘Booktokers’? São jovens que falam de literatura na rede social da moda: o TikTok!

Os Booktokers são influenciadores formados no TikTok, app favorito da Geração Z (os nascidos pós-2000).

O booktoker comenta livros na linguagem muito particular da nova geração. Desta forma ajuda a formar leitores com suas dicas e as editoras já estão de olho neles!

Se há alguns anos livros de youtubers inundavam as livrarias ajudando o mercado editorial a fechar as contas, não estranhe se, daqui a pouco, você começar a tropeçar em livros de “booktokers” por aí.

Os “booktokers” gravam vídeos sobre livros. Não raro, veem suas recomendações se esgotarem nas livrarias. Tanto que muitos livros indicados pelos “booktokers” são grande sucesso de vendas graças a eles.

O fenômeno do “bookTok” é recente, mas já ganha força!

Além das resenhas, os “booktokers” ensinam receitas inspiradas nas histórias. Como o bolo de aniversário de “Harry Potter”, por exemplo. Além disso, fazem lives para interagir com o público, formado, em sua maioria, por estudantes na faixa dos 14 anos. São raros, mas há “booktokers” que ainda falam de clássicos. Um booktoker de respeito precisa embarcar nos famosos “desafios” da rede social. Ou seja, fazer mais ou menos o mesmo vídeo que todo mundo está fazendo, mas falando de livros. São muito comuns os vídeos em que booktokers brincam de “eu já / eu nunca” listando os livros que leram e os que ainda não. Também fazem as “check lists”, nas quais são desafiados a mostrar um livro de capa vermelha, um livro que faz chorar ou um livro de que todo mundo gostou e eles não.

O TikTok se tornou o aplicativo mais baixado da história criando uma nova linguagem e agora está atraindo também o público adulto. Não é uma onda passageira. O “Booktoker” está ai pra provar isso comentando seus livros favoritos no app.

Jovens que não se interessavam por literatura estão descobrindo que ler é legal e talvez comecem a fazer seus próprios vídeos para compartilhar suas experiências de leitura. Os booktokers podem ajudar a Geração Z a gostar de ler!

3 Comentários

  1. Jorge João da Silva

    Muito interessante este movimento, a leitura é a melhor maneira de uma nação ter idéias próprias e não se deixar influenciar por falsos líderes…

  2. Arlene Maria Eloy Padrão

    Gostaria de enviar um dos livros que escrevi para ser analisado por um booktoker. Uma dica: um dos personagens é um cachorro, uma espécie de confessor do personagem central, que tem um segredo no passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *