Menu fechado

Como escolher seu próximo livro?

Terminou de ler um livro muito interessante? Que tal algumas dicas para descobrir como escolher seu próximo livro?  Afinal, sempre existem novos lançamentos no mundo da literatura e também os clássicos de ouro. Se gasta muito tempo pensando no próximo livro e acaba não lendo nada, vale a pena experimentar alguns métodos para saber qual livro escolher neste preciso momento.

Como escolher a próxima leitura?

Primeira dica para escolher seu próximo livro: considere sugestões de amigos e críticos! Leia, se informe, pergunte e a opinião pública irá indicar pelo menos um caminho para que você possa escolher sua próxima leitura!

Aproveite a Internet

Com o surgimento da Internet, as fontes para buscar uma nova leitura se ampliaram. No site da Pod Editora, por exemplo, na loja virtual  é possível fazer uma pequena degustação dos livros e muitas publicações disponibilizam o PDF gratuito, isso mesmo! A internet é uma super ferramenta de pesquisa para a sua próxima leitura. Acesse e confira se o título atrai sua curiosidade para a leitura. Cheque o resumo das orelhas e da contracapa. Atente se elas estão bem escritas e se a sinopse é interessante. Leia também a primeira página do livro. Assim, você se familiariza com o estilo de escrever do autor e ainda garante uma prévia do que vai encontrar pela frente. Escolha os livros que despertam a vontade de ir logo para a segunda página!

Confie no seu estado de espírito para escolher seu próximo livro

Por exemplo, se o seu coração pede algo frio, místico e envolvente, um romance ou um livro de poesias pode ser sua opção. Quando o espírito pede uma aventura, que tal escolher uma ficção cheia de aventura? Ou talvez esteja cansado de fantasias e queira algo real? Então, procure biografias ou autobiografias. Há um número incontável de ótimas histórias da vida real. Portanto, leia algumas sinopses e decida qual soa mais inspiradora.

Seja incomum em suas escolhas

Sempre lê romances? Tem uma pilha de livros de ficção científica em casa e continua a aumentar? Bem, talvez sejam horas de tentar algo novo. Se, por exemplo, as histórias de detetive são as que os amigos andam lendo, basta escolher um e começar a leitura. Pode pedir uma recomendação ou apenas tomar sua própria decisão com base em uma sinopse, ou até mesmo numa capa.

Porém, vale lembrar: não há uma fórmula pronta para a escolha de uma próxima leitura. Afinal é muito difícil descrever critérios de escolha de um livro. São todos subjetivos e, portanto, as necessidades espirituais é que ditam qual o próximo título a ler, retomar ou reler.

Experimente os clássicos 

Todos podemos citar pelo menos alguns livros clássicos que são famosos em todo o mundo, mas nós já os lemos? Não fica curioso para saber porque essas histórias nunca morrem? Escolha qualquer um deles — com clássicos, nenhuma escolha estará errada.

Definitivamente, esses não são os únicos métodos que podem ajudar a escolher o próximo livro.

Se mesmo após reunir recomendações e informações sobre uma obra a dúvida persistir, você ainda tem dois caminhos: escolher aleatoriamente e aventurar-se na leitura de um livro totalmente desconhecido ou ler mais de um livro ao mesmo tempo. Nesse caso, você elimina o risco de se entediar.

Seja qual for a estratégia escolhida para tomar essa decisão, não pense demais e comece a ler!

Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *