Terminou de ler um livro muito interessante? Que tal algumas dicas para descobrir como escolher seu próximo livro? Afinal, sempre existem novos lançamentos no mundo da literatura e também os clássicos de ouro. Se gasta muito tempo pensando no próximo livro e acaba não lendo nada, vale a pena experimentar alguns métodos para saber qual livro escolher neste preciso momento.
Como escolher a próxima leitura?
Primeira dica para escolher seu próximo livro: considere sugestões de amigos e críticos! Leia, se informe, pergunte e a opinião pública irá indicar pelo menos um caminho para que você possa escolher sua próxima leitura!
Aproveite a Internet
Com o surgimento da Internet, as fontes para buscar uma nova leitura se ampliaram. No site da Pod Editora, por exemplo, na loja virtual é possível fazer uma pequena degustação dos livros e muitas publicações disponibilizam o PDF gratuito, isso mesmo! A internet é uma super ferramenta de pesquisa para a sua próxima leitura. Acesse e confira se o título atrai sua curiosidade para a leitura. Cheque o resumo das orelhas e da contracapa. Atente se elas estão bem escritas e se a sinopse é interessante. Leia também a primeira página do livro. Assim, você se familiariza com o estilo de escrever do autor e ainda garante uma prévia do que vai encontrar pela frente. Escolha os livros que despertam a vontade de ir logo para a segunda página!
Confie no seu estado de espírito para escolher seu próximo livro
Por exemplo, se o seu coração pede algo frio, místico e envolvente, um romance ou um livro de poesias pode ser sua opção. Quando o espírito pede uma aventura, que tal escolher uma ficção cheia de aventura? Ou talvez esteja cansado de fantasias e queira algo real? Então, procure biografias ou autobiografias. Há um número incontável de ótimas histórias da vida real. Portanto, leia algumas sinopses e decida qual soa mais inspiradora.
Seja incomum em suas escolhas
Sempre lê romances? Tem uma pilha de livros de ficção científica em casa e continua a aumentar? Bem, talvez sejam horas de tentar algo novo. Se, por exemplo, as histórias de detetive são as que os amigos andam lendo, basta escolher um e começar a leitura. Pode pedir uma recomendação ou apenas tomar sua própria decisão com base em uma sinopse, ou até mesmo numa capa.
Porém, vale lembrar: não há uma fórmula pronta para a escolha de uma próxima leitura. Afinal é muito difícil descrever critérios de escolha de um livro. São todos subjetivos e, portanto, as necessidades espirituais é que ditam qual o próximo título a ler, retomar ou reler.
Experimente os clássicos
Todos podemos citar pelo menos alguns livros clássicos que são famosos em todo o mundo, mas nós já os lemos? Não fica curioso para saber porque essas histórias nunca morrem? Escolha qualquer um deles — com clássicos, nenhuma escolha estará errada.
Definitivamente, esses não são os únicos métodos que podem ajudar a escolher o próximo livro.
Se mesmo após reunir recomendações e informações sobre uma obra a dúvida persistir, você ainda tem dois caminhos: escolher aleatoriamente e aventurar-se na leitura de um livro totalmente desconhecido ou ler mais de um livro ao mesmo tempo. Nesse caso, você elimina o risco de se entediar.
Seja qual for a estratégia escolhida para tomar essa decisão, não pense demais e comece a ler!
Boa leitura!