Menu fechado

Léo Valença faz cartuns divulgando a importância de proteger o meio ambiente

Em recente matéria publicada no site G1, O ilustrador Léo Valença contou sobre suas publicações pela Pod Editora. Léo faz cartuns divulgando a importância de proteger o meio ambiente.

Ele, que sonhava em um dia ser o Maurício de Souza, explica que o Aquecimento global ser um dos temas dos seus cartuns, e usa os conceitos de edutainment (educação + entretenimento).

Nos livros, seus textos buscam uma linguagem simples e didática e as ilustrações e passatempos e pretendem influenciar positivamente em relação às questões do meio ambiente.

Preocupado com a importância da preservação do planeta e interessado em contribuir no processo de conscientização da população, veio a ideia de organizar a obra ‘Aquecimento Global em cartuns’. A publicação reúne trabalhos de diversos cartunistas sobre o tema. Posteriormente, após a Rio +20, surgiu a ideia de criar o ‘Almanaque Ecológico do Lucas’’ que trouxesse a importância da sensibilização e da reeducação, começando pelas crianças.

Atualmente, Léo Valença divulga o segundo livro do personagem Lucas nas mídias sociais — Aliás, o personagem Lucas busca sensibilizar as crianças e jovens para que adotem atitudes corretas em relação às questões do meio ambiente. Usando os jovens como público alvo, Léo idealizou um duende de cabelos verdes que, de forma irreverente, perspicaz e ética, que também busca sensibilizar as crianças sobre as questões do meio ambiente.

No livro ‘Passatempos Ecológicos do Lucas’, a ideia do cartunista foi criar um almanaque do personagem que pudesse ensinar e ao mesmo tempo divertir com textos fáceis, passatempos e desenhos. O materialusa do humor gráfico para chamar a atenção para o que Léo chama de uma “verdade bastante inconveniente que está cada vez mais presente em nossas vidas”. O combate à destruição da natureza também é compartilhado através das redes sociais e de um site, onde o personagem Lucas apresenta trechos de seus debates e reflexões.

O autor dos cartuns se baseia em questões que ocorrem ao seu redor, como a temática ambiental e o aquecimento global, para a produção das obras.

A obra de Léo Valença já foi considerada, em 2012, o melhor cartum pelo júri popular da mostra virtual de cartuns do Green Nation Festival e, em 2016, o melhor cartum pelos júris oficial e popular do mesmo evento.

Os materiais criados por ele utilizam de recursos lúdicos para focar em atividades que podem ser aplicadas dentro e fora da sala de aula. Assim, podem ser utilizados para passar o conceito de sustentabilidade na educação, estimulando a percepção ambiental e a discussão de temas diversos das questões atuais, como o respeito à natureza, o aquecimento global, o destino do planeta, a poluição e a reciclagem.

“Todo mundo tem que entender a importância da reciclagem, coleta seletiva, usinas de tratamento de lixo orgânico, de não jogar lixo na rua, não desperdiçar água, não desmatar, não construir em áreas de mananciais. E precisam também ser mais politizados e combativos para lutarem contra governos que não querem cumprir tratados e protocolos internacionais pela defesa do meio ambiente”, exemplifica o autor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *