Menu fechado

Como escrever uma biografia: 4 dicas para escrever textos biográficos

As biografias são como aprendemos informações sobre a vida de um ser humano inspirador. Para escrever uma biografia sobre uma pessoa famosa, figura histórica, pessoa influente ou simplesmente de quem tem uma linda história, é importante conhecer todos os elementos para tornar a sua biografia digna de ser lida. 

Um autor pode escolher escrever uma biografia porque acha o assunto interessante ou porque tem temas que se aplicam à vida de hoje. Outros optam por escrever uma biografia para trazer à tona uma história interessante, ou para atualizar o público com fatos desconhecidos. 

O que é uma biografia?

Uma biografia é um relato escrito na terceira pessoa detalhado da história de vida de outra pessoa. Ele contém informações básicas sobre a vida do sujeito, como seu local de nascimento, educação e interesses. Uma biografia também pode narrar relacionamentos com membros da família, bem como eventos importantes na infância do sujeito e como eles influenciaram sua educação – ela ganha vida com grandes histórias contadas com início, meio e fim.

4 dicas sobre como escrever uma biografia

Para escrever a história da vida de uma pessoa, você precisa saber mais do que apenas os fatos básicos. Uma boa biografia investiga o que é realmente interessante sobre a vida do biografado – conquistas notáveis, momentos de adversidade e pontos de inflexão importantes. 

Se você estiver interessado em escrever uma biografia, as etapas a seguir podem ajudá-lo a começar:

1 – Obter permissão

Depois de escolher o assunto da biografia, peça permissão para escrever sobre a vida dele. Embora em alguns casos não seja necessário (como se o assunto for uma figura pública ou falecido), obter permissão tornará a parte de pesquisa de seu processo de escrita muito mais fácil. Se o sujeito quiser ser biografado, pode fornecer detalhes significativos sobre sua própria história antecipadamente, o que o ajudará a escrever sobre ele.

2 – Faça uma linha do tempo

Uma biografia geralmente estrutura os pontos principais da vida de uma pessoa em ordem cronológica. Saber a ordem dos eventos principais antes de começar a escrever pode evitar o incômodo de ter que reorganizar toda a sua história mais tarde.

3 – Use flashbacks

Ao escrever o texto de sua biografia, você pode querer intercalar entre uma experiência da vida adulta de seu sujeito e uma de seus dias de escola secundária. O uso de flashbacks permite que o autor introduza informações passadas relevantes ao leitor, sem sobrecarregá-lo com parágrafos de exposição de fundo.

4 – Inclua seus pensamentos

Uma biografia não é apenas uma transação de fatos. Um biógrafo pode compartilhar seus próprios sentimentos e opiniões sobre a vida de seu sujeito. Se o sujeito fez algo digno de nota, o autor pode incluir por que acha que aquele momento foi significativo, como foi afetado pelo período de tempo e o que significou para a sociedade como um todo. Isso irá apoiar por que essa pessoa merece ser escrita e manter o público lendo da primeira à última frase.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *