Menu fechado

Booktubers: a nova realidade literária

Você sabe o que é um booktuber? 

– são amantes da leitura que tem canais no YouTube para falar sobre os livros que andam lendo. 

– compartilham dicas de leitura, fazem resenha dos livros lidos, leem sinopses, comentam, criticam, elogiam e fomentam discussões sobre o assunto. 

Ou seja, para quem tem um livro publicado, vale a pena entrar em contato com eles e mandar sua obra! Contudo, se quer dicas de leitura, em meio a tantos vídeos no YouTube, é claro que a literatura também está por lá! Muitas pessoas recorrem à internet para saber que livro comprar ou para ter dicas se vai mesmo gostar do livro que está querendo ler, sobre determinado assunto. Os vídeos não só ajudam a descobrir se o assunto do livro vai realmente interessar, como também traz várias sugestões legais. Bingo! Bom tanto para escritores como para leitores! 

 

Aproveite para conhecer alguns canais de booktubers:

 

Tiny Little Things, de Tatiana Feltrin: https://www.youtube.com/user/tatianagfeltrin

Com quase 450 mil inscritos, a página da Tatiana Feltrin faz vídeos com críticas e resenhas, sempre literárias. 

 

Geek Freak, do Vitor Almeida: https://www.youtube.com/user/thegeekfreakTV 

O Geek Freak, do Vitor Almeida, que é designer gráfico e viciado em games, traz muitas dicas de livros! 

 

Nuvem literária, por Ju Cirqueira: https://www.youtube.com/c/NuvemLiter%C3%A1riaJuliana/about

Com 254 mil inscritos, Ju Cirqueira compartilha em seu canal os seus livros favoritos da vida, dá dicas e faz comentários sobre o que mais a marcou como leitora. 

 

Canal Pam Gonçalves: https://www.youtube.com/c/PamGon%C3%A7alves/about

Desde 2010 no ar, o canal acumula hoje 320 mil inscritos. Pam fala sobre livros, adaptações literárias e dá dicas de escrita. Faz resenhas e críticas, mas também discorre sobre literatura em geral, desafios literários, projetos, lista de livros e o que pretende ler. Seus vídeos são sobre os mais variados gêneros, principalmente best-sellers e Young Adults.

 

Canal Perdido nos Livros – Eduardo Cilto: https://www.youtube.com/user/Perdidonoslivros

Criado em novembro de 2012, o canal já conseguiu mais de 300 mil inscritos. Seu objetivo é popularizar o hábito da leitura entre os jovens com vídeos cheios de criatividade e bom humor. A página não fala exclusivamente sobre literatura, mas sobre o mundo dos livros em geral, filmes, séries, notícias e universo pop.

Existem muitos outros canais legais, portanto, faça uma pesquisa no Youtube para descobrir os seus booktubers favoritos! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.