Menu fechado

Dicas valiosas para ajudar na pesquisa do seu livro!

Pesquisar um livro, embora super importante no processo de publicação, é difícil e, se você não tiver cuidado, pode impedi-lo de terminar. Pois, sabe aquela vontade de ficar pesquisando incansavelmente até chegar à perfeição? 

 

Provavelmente, uma das coisas mais difíceis é fechar a porta para qualquer trabalho de conhecimento. Afinal, não queremos perder nada, seja uma citação espirituosa ou aquele estudo de caso perfeito! O mesmo acontece com a escrita de livros – terminar sua pesquisa e começar seu rascunho é assustador.

 

É possível continuar pesquisando para sempre. Inúmeras idéias de livros permanecem não escritas e não publicadas porque o escritor está apenas procurando por aquela peça de pesquisa perfeita. Mas com essa atitude, você nunca vai conseguir alcançar o seu objetivo final, que é justamente publicar o seu livro!

 

A dica não é para que abandone o processo da sua pesquisa. Não! Já que, praticamente todos os trabalhos de não ficção e a maioria dos trabalhos de ficção requerem pelo menos alguma pesquisa para completar a versão final, mas isso requer moderação. Não adianta pesquisar seus livros para sempre! Portanto, seguem algumas dicas: 

 

Planeje sua pesquisa: 

 

A primeira e mais valiosa das dicas é: planeje sua pesquisa! Sim, é algo que você precisa fazer para que o trabalho flua. Portanto, antes de escolher um único livro ou abrir uma nova guia em nome da pesquisa, escolha seus métodos de pesquisa, defina um cronograma e delineie seu processo de pesquisa para ajudar você a permanecer no caminho certo e, assim, garantir que seu projeto de pesquisa chegue ao fim. Primeiro planeje, defina uma data de término específica e, em seguida, execute.

 

Isso não significa que você não pode deixar um espaço para a espontaneidade! Obviamente, muitas vezes as melhores ideias vêm das fontes mais improváveis. Mas, ainda assim, deve haver alguma estrutura para sua pesquisa, senão, você vai desperdiçar seu precioso tempo.

 

Lembre-se de que muitos escritores ainda não começaram a trabalhar em seus livros porque eles “ainda estão pesquisando”. Evite essa armadilha.

 

Delimite sua pesquisa: 

 

Por mais interessante que uma linha de pesquisa possa ser, você não quer se afastar muito. Mantenha sua pesquisa focada no assunto. Se algo parecer interessante, anote para o futuro. Talvez seja seu próximo livro, quem sabe? Isso significa que você deve definir uma data de término clara para o seu processo de pesquisa, onde você promete que começará a redigir, não importa quanto ou que tipo de dados você tenha coletado. 

 

Terceirize sua pesquisa: 

 

Muitas vezes, escrever parece um esforço solitário, afinal, é só você e você olhando para uma tela, digitando por horas a fio. Mas só porque parece uma missão solitária, não significa que tem que ser. Principalmente em pesquisa. Não importa o tema, há uma chance quase certa de que outra pessoa possa fazer o trabalho pesado por você. Alguém com experiência, que vai ter um distanciamento legal em relação ao assunto pesquisado e que vai te ajudar a encontrar “as passagens secretas” para que sua história fique do jeito que você imagina. Então, por que não explorar seus conhecimentos? Não há vergonha de terceirizar o trabalho manual de pesquisa. Para obter um recurso mais econômico, considere um ghost-writer e uma editora especializada. Estamos aqui pra isso! 

 

Troque ideias: 

 

Ao pensar por onde começar sua pesquisa, explore o capital humano disponível antes dos livros ou da internet. Há algum professor que você possa conversar? Confie em uma editora com quem possa entrar em contato. Ao pedir ajuda, você pode economizar muitas pesquisas desperdiçadas e ter uma perspectiva de um especialista sobre o assunto, economiza tempo.

 

Ignore seu perfeccionismo interior: 

 

Há uma chance de que, se você sempre quis escrever um livro, tenha uma veia perfeccionista. E quando se trata de pesquisa de livros, você deve mantê-la sob controle. Por isso, concentre-se nas palavras-chave que você identificou e não se desvie. Ignore a tentação de incluir todas as pesquisas encontradas em seu livro. Seu rascunho levará mais tempo para terminar e será mais difícil de escrever se você sair do seu raciocínio de redação para ficar pesquisando…

 

A solução: não pesquise nada depois de começar a escrever até que o rascunho esteja concluído.

 

Desligue a Internet: 

 

Sim! Continue escrevendo! E desligue a Internet enquanto escreve. Impossível? Bem, por que você precisa da Internet? Você vai fazer sua pesquisa quando terminar de escrever, então a Internet está apenas distraindo você. Escreva agora. Google mais tarde.

 

Alguns escritores profissionais dizem que gostam de levar seus laptops para um local sem Wi-Fi, para não sofrer tentação alguma. Experimente um deserto de Internet por um ou dois dias. Pois isso vai melhorar o seu ritmo de escrita.

 

A organização, agora, tornará a adição de pesquisas ao seus escritos mais fácil e rápida. Quando o seu rascunho estiver concluído, você pode colocar suas mãos nos recursos imediatamente. Pesquisar um livro pode ser complicado, e você definitivamente não quer que isso atrapalhe seu progresso. Com essas etapas, tudo fica mais fácil! 

 

Precisa de ajuda e orientação neste processo? Entre em contato e conheça os nossos serviços!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *