Menu fechado

Benefícios da leitura: como ler afeta positivamente sua vida

O que exatamente os seres humanos conquistam com a leitura ? Apenas uma questão de aproveitar alguns momentos de prazer?  Ou existem benefícios que vão além? A resposta científica é um sonoro “sim”. Através de exames de ressonância magnética, o estudo Trusted Source, realizado por pesquisadores ingleses, confirmou que a leitura envolve uma complexa rede de circuitos e sinais no cérebro. À medida que sua capacidade de leitura amadurece, essas redes também ficam mais fortes e sofisticadas.

 

Não há nada de errado em “maratonar” uma série em um único fim de semana – assim como não tem nada de errado assistir a programas de TV. Mas os estudos comprovam que essas não precisam ser suas únicas fontes de estímulo intelectual. 

 

A leitura faz bem para a sua saúde física e mental, benefícios que podem durar a vida toda. Eles começam na primeira infância e continuam até os últimos anos. Aqui, uma breve explicação de como a leitura pode mudar seu cérebro – e seu corpo – para melhor.

 

Ler fortalece o cérebro

 

Os participantes do estudo leram o romance “Pompéia” por um período de nove dias. À medida que a tensão crescia na história, mais e mais áreas do cérebro se iluminavam com a atividade. As varreduras do cérebro mostraram que, durante todo o período de leitura e nos dias seguintes, a conectividade cerebral aumentou, especialmente na parte do cérebro que responde a sensações físicas, como movimento e dor.

 

A leitura aumenta sua capacidade de ter empatia

 

A pesquisa mostrou que as pessoas que leem ficção literária – histórias que exploram a vida interior dos personagens – mostram uma capacidade aumentada de entender os sentimentos e crenças dos outros. 

 

Histórias da vida de outras pessoas ajudam a inspirar e criam um impacto, ajudando-nos a entender melhor o mundo. Por isso, procure livros sobre pessoas inspiradoras.  

 

Ler aumenta seu vocabulário e, consequentemente, as oportunidades 

 

Os pesquisadores descobriram também que os alunos que leem livros regularmente, a partir de uma idade jovem, desenvolvem gradualmente seus vocabulários. E o tamanho do vocabulário pode influenciar muitas áreas da sua vida, desde pontuações em testes padronizados a admissões na faculdade e oportunidades de emprego.

 

A leitura reduz o estresse

 

O estudo constatou que 30 minutos de leitura diários diminuíram a pressão sanguínea, a frequência cardíaca e os sentimentos de angústia psicológica.

 

Combate sintomas de depressão

 

Ler ficção pode permitir que você escape temporariamente do seu próprio mundo e se deixe envolver pelas experiências imaginadas dos personagens. E os livros de autoajuda (não-ficção) podem ensinar estratégias que ajudem a gerenciar os sintomas de depressão. 

 

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, por exemplo, possui um programa, no qual médicos prescrevem livros de autoajuda com curadoria de médicos especialistas, especificamente para determinadas condições.

 

Crianças devem ler mais ainda!

 

É especialmente importante que as crianças leiam o máximo possível, porque os efeitos da leitura são cumulativos. Além ajudar na formação do caráter,  a leitura traz sabedoria, inteligência e ajuda a melhorar a comunicação. 

 

Então, você deve estar se perguntando, o que eu devo ler? A resposta curta é: tudo sobre os assuntos que despertam seu interesse e o que você puder colocar em suas mãos. Tanto faz se você prefere ler um e-book ou uma versão física. O mais importante é poder acessar um livro que seja atraente e faça bem. Afinal, nunca é tarde para começar a aproveitar os muitos benefícios físicos e psicológicos que esperam por você nas páginas de um bom livro.

 

Boa leitura!  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *