Menu fechado

Dicas para criar seu estilo próprio na escrita

Começou a traçar as linhas do seu livro? Está escrevendo imerso em histórias, romance, poesia? 

 

Quando estamos concentrados em escrever nossa história, há elementos claros que sabemos que não devem faltar: o título, a introdução da história, sua estrutura, qual será o enredo, etc. No entanto, há um elemento que muitas vezes é esquecido, o estilo, aspecto super importante e, que o tornará  um escritor reconhecido por seus trabalhos.

 

O estilo é a voz que o escritor dá ao seu trabalho com o objetivo de canalizá-lo de maneira pessoal e distinta. E, por isso, é preciso trabalhar nisso,e , você só aprende a escrever escrevendo! Sem deixar de lado a importância da leitura, é claro. 

 

Quer saber como criar seu estilo pessoal? Preparamos algumas dicas para autores iniciantes se arriscarem nesta aventura! 

 

Não se trata de lembrar ou melhorar um estilo, mas de criar uma identidade própria para a sua escrita. A primeira dica valiosa para pôr em prática, por exemplo, é investir em cursos de redação.

 

O uso de muitos adjetivos, verbos ou a criação de um ritmo ágil ou lento são alguns dos fatores que também podem nos diferenciar do resto dos escritores.

 

Busque referências: 

 

Faça referências a respeito de seus autores favoritos, assim será mais fácil analisar o estilo deles e ver como eles desenvolvem suas próprias idéias para dar um toque diferenciado aos seus textos.

 

Coloque em prática o que aprendeu: 

 

Aplique tudo o que aprendeu à sua escrita, combine sua maneira de escrever com os detalhes de identificação que você observou em outros escritores.

 

Brinque com seus personagens: 

Os personagens são geralmente os núcleos centrais dos trabalhos. Tente aumentar suas características e habilidades e você certamente se divertirá à medida que sua maneira de contar sua história mudar.

 

Apresente sua história de maneiras diferentes: 

 

Tente se expressar de maneiras diferentes. Narre de formas variadas o que você quer dizer, assim você perceberá seus pontos fortes.

 

Abra sua mente: 

 

Tente não seguir apenas uma estrutura fixa em relação às frases e parágrafos do seu trabalho, tente escrever alterando seu tamanho, ou seja, não deixe a monotonia se aproximar de você e tornar seu estilo chato e linear.

 

Leia autores diferentes: 

 

Recomendamos que você também tente ler um autor que ainda não tenha lido e seja uma referência em seu campo literário; certamente você encontrará estilos muito marcados que o surpreenderão em seu desenvolvimento. Nunca é demais absorver a diversidade.

 

Evite imitação: 

 

Não é o mesmo que “copiar” do que pegar algumas referências e moldá-las aos seus escritos. É sobre aprender e ser você mesmo, não plagie.

 

Seguindo essas dicas, assim como cada pintor tem um estilo e é até reconhecido por ele, todo escritor também terá seu próprio estilo pessoal e único. No começo, você terá que trabalhar ainda mais para que ele apareça e flua à medida que avança.

 

Encontre seu próprio estilo e capriche nas ideias! Vai dar certo! 

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *