Menu fechado

Dicas que vão ajudar você a escrever melhor!

Escrever um livro até o fim é uma tarefa árdua. Sem o foco necessário, pode ser uma missão impossível. Preparamos algumas dicas para ajudar você a escrever melhor. Portanto, deixe todas as outras preocupações para depois. Agora é hora de pensar apenas nas questões fundamentais para o processo de criação e escrita. Sem inspiração para escrever? Terminar o livro é o seu objetivo?  Então esqueça todo o resto! E fique de olho nas dicas! 

Leia, leia muito!

 

Você não precisa ler um livro por dia, mas ler é um exercício criativo contínuo. Compre sua revista favorita, leia notícias do dia, leia e responda e-mails. Tudo pode servir como fonte de inspiração. Ler vai ajudar a descobrir novos estilos e ainda colaborar para aumentar o seu vocabulário. Você já leu hoje?

Escreva diariamente! 

 

A disciplina é fundamental e vai ajudar muito no seu processo criativo. Grandes autores como Ernest Hemingway, por exemplo, escreviam todos os dias religiosamente. Na verdade, isso indica que não existe “fórmula mágica”, nem “inspiração divina”. Desde o primeiro rascunho até a versão final, escrever é trabalho duro, transpiração. Além de escrever todos os dias, o ideal é determinar uma meta relacionada à quantidade de palavras ou tempo gasto escrevendo. 

Encontre ideias para escrever! 

 

Tenha um banco de ideias no seu processo criativo. Ande sempre com um bloco ou anote no seu smartphone, mas lembre-se de anotar sempre que ouvir uma frase interessante. Pode ser em áudio, vídeo, não importa! Essas anotações, imagens e vídeos vão ajudar quando estiver sem inspiração para escrever. Com o uso de aplicativos para escrever livros você pode guardar todos esses arquivos com facilidade, em seu celular. Quando precisar é só ler, ouvir e assistir para ter novas e boas ideias. Afinal, nosso dia-a-dia consumimos, vemos, lemos. Na web, são inúmeros posts, stories, memes, tiktoks, Streaming de vídeo, de áudio, podcasts, existência on demand. Vivemos bombardeados por umas 5 mil imagens por dia – trabalhar a escrita neste contexto é o caminho para buscar ideias em sintonia total à aldeia global em que nos encontramos. 

Ouça! 

Ouvir funciona. Escute histórias. Relaxe, observe ao seu redor, pois a inspiração chega, as vezes, de uma história engraçada. Vale mesmo também ouvir a nossa própria imaginação! Dê asas aos mundos distópicos, aos seres extraordinários, ou relate vivências, histórias de superação das nossas próprias vidas. Pode ouvir também suas paixões e curiosidades: um trabalho teórico sobre algum assunto que dominamos ou pesquisar a fundo nossos interesses. Realmente, muita gente tem este livro importante a ser escrito. 

Está prestes a meter as mãos na massa e não sabe por onde começar?

 

Em primeiro lugar defina o gênero em que se sente mais confortável a escrever. Que gênero de livros lê mais? Pense nisso. Escrever um livro não é uma tarefa tão complicada. Exige apenas disciplina, e isto vale tanto para obra de ficção, como romances, novelas, não-ficção, acadêmicas, biografias, História, contos, crônicas, poemas, ou quaisquer outros gêneros.Pois, quando escrevemos um livro, especialmente se não planejamos o enredo com antecedência, é comum mudar de ideia sobre determinados aspectos da história e, sem perceber, começar a escrever de modo um pouco diferente. Essa evolução é muito positiva. Significa que você entendeu sua história e suas personagens melhor conforme escrevia, que seu estilo de escrita se aprimorou. Mas, para essa evolução acontecer, o seu livro deve ser consistente. O leitor deve deve se encantar pelo seu livro desde a primeira página!

Na hora de “arregaçar as mangas” – a escrita do seu livro

 

No fundo, os escritores de verdade escrevem e, geralmente, publicam seus livros, enquanto os demais apenas sonham com isto. Você já tem um roteiro elaborado e certas diretrizes para o seu livro. Também já possui o resultado da sua pesquisa.

Agora chegou a hora de  começar a ver tudo aquilo que imaginou tomando forma e ficando encorpado. Dica: hora de estabelecer rotina e disciplina! 

 

Escrever tanto pode ser irreal quanto factível. Estamos vivendo em um confinamento, em que as incertezas ficam nos perguntando o tempo todo sobre o que virá? O que fazer? Como evoluir? Nunca foi tão importante simbolizar com nossos interesses, curiosidades, estudos e vontades. Sim! A palavra importa e escrever, transformar os dias e as sensações sobre o que estamos vivendo e buscando entender, assim como produzir imagens do nosso dia-a-dia, é uma ótima maneira de pautar nossa realidade atual! 

 

Quer escrever um livro? Permita-se! Esse é o começo de uma história de sucesso para muitos escritores. Acredite: escrever é bom, mas terminar um livro é melhor ainda! Vai ver que assim que desapegar do seu primeiro estará pronto para escrever o próximo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *