Menu fechado

Impressão sob demanda: saiba como ela funciona e sua evolução

Você sabe o que é tiragem de livros? A produção de livros evoluiu muito nos últimos anos, mais precisamente nos últimos três com a entrada no Brasil de novos equipamentos de impressão digital e de acabamento de livros. Este processo envolve várias etapas, que vão da produção editorial do livro até a impressão dos exemplares, um a um. 

Vamos entender como isso acontece?

O conceito básico da palavra tiragem é: “quantidade de exemplares de uma publicação que são colocados no mercado.” (Wikipédia)

E o que é produção editorial do livro?

A produção editorial divide-se em duas partes. A primeira parte começa na decisão do autor entregar seu texto para a publicação e impressão do seu livro. Podemos dividi-la nas seguintes tarefas:

  1. Entrega do texto para o produtor gráfico definir o melhor projeto e envolve: definir o tamanho do livro; a ideia de capa e todos os elementos que irão compor a obra;
  2. Envio do texto para o profissional de revisão;
  3. Aprovação do texto final;
  4. Diagramação de capa e de miolo e respectivas aprovações;
  5. Impressão do boneco do livro;
  6. Impressão dos exemplares – tiragem.

Não podemos esquecer que no final do processo acima, o livro já estará publicado de direito, ou seja, com o registro do ISBN e da Ficha Catalográfica, o que garante à obra alguns direitos e garantias legais, tais como: proteção do direito autoral, venda do livro em livrarias físicas e virtuais, selo editorial da editora, assessoria de marketing digital da editora na divulgação da obra nas redes sociais.

A segunda parte envolve justamente a tiragem a ser definida para este primeiro momento. Consideremos que o autor já tenha escolhido a editora que irá trabalhar seu livro, a que teve o melhor orçamento.

Pequenas tiragens

Desta forma, a PoD editora entrega para seus autores, iniciantes ou não, uma tiragem a partir de 1 exemplar, isso mesmo! Dessa forma novos autores podem definir suas estratégias de lançamento, divulgação, distribuição e com a garantia de ter o retorno do seu investimento.

Sem encalhe de livros

A PoD Editora garante a seus autores o risco zero de encalhe de livros, bastando para isso um pequeno planejamento na hora de definição da primeira tiragem.

Reimpressão / ou novas tiragens a curto prazo de entrega.

Nosso processo de reimpressão sob demanda permite que nossos autores possam definir suas tiragens futuras, com prazos de entrega de até quatro dias úteis.

Em resumo: 

  1. Não há limites para novas tiragens;
  2. Podemos imprimir 1/2 exemplares a cada tiragem;
  3. A segunda tiragem, ou nova edição, pode ser corrigida e alterada a qualquer tempo;
  4. A programação de venda da obra está garantida sem encalhe;
  5. Não haverá desperdício de na produção dos livros, pois nossa produção e a sua participação são ecologicamente corretas.

2 Comentários

  1. Oscar Rodrigues

    Boa noite.
    Gostei muito deste processo, em data recente lancei um livro, o segundo de minha autoria e estou preparando o terceiro e para este preciso de um profissional que atue na área de auto/biografia, pois é neste segmento que pretendo lançar o próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *