Menu fechado

Apps de Escrita – Quais Usar?

Colocar no papel uma boa história nunca é simples, mas com uma ajudinha tudo é possível! Pensando nas horas que os escritores dedicam à sua paixão pelas palavras, selecionamos alguns aplicativos que vão ajudar na hora de criar novos textos e organizar suas demandas. Você ainda não conhece essas maravilhas tecnológicas? Então, você irá gostar dessa lista de aplicativos que selecionamos com alguns facilitadores no processo criativo. São plataformas que contam com ótimos recursos. 

 

Agora, você já pode escrever na rua, no transporte público, na fila do banco ou até mesmo na fazenda! Afinal, a inspiração não tem hora nem local para chegar, não é mesmo?

 

Veja nossas dicas!

JotterPad – Editor para Escrita Criativa

Projetada para escritores criativos, a JotterPad é um editor de texto simples perfeito para escrever livros, romances, letras de música, poemas e ensaios. A interface de escrita permite uma boa transposição de seus pensamentos para o texto. Com tipografias personalizadas, o app conta com funcionalidades úteis para qualquer escritor como contagem de palavras, rolagem de máquina de escrever, snapshots e muitos mais.

Writer

Writer é um aplicativo de escrita projetado com o intuito de ser útil para qualquer tipo de anotação, de lembretes corriqueiros a textos longos e elaborados. Sua grande vantagem é a facilidade na usabilidade: funcionando quase como um diário contemporâneo, é uma opção prática para autores que possuem uma rotina corrida.

Evernote

O aplicativo móvel Evernote reúne uma multiplicidade de funções que se adequam a diversos formatos de texto. De organizador pessoal a caderno digital de bolso, é um app bastante versátil. Algumas de suas funções incluem criar listas, adicionar imagens, escanear documentos com a câmera do celular e desenhar. Um recurso muito interessante é a possibilidade de sincronizar o aplicativo em diversos dispositivos, editando e compartilhando notas automaticamente entre seu celular, tablet e PC.

 

Microsoft Word

Nascido para ser utilizado primordialmente no formato para PC, a ferramenta clássica do sistema operacional Windows também pode ser baixada em dispositivos móveis, como celulares, ipads ou notebooks. Equivalente a um caderno digital, os recursos de texto que oferece são inúmeros e extremamente úteis, como o corretor gramatical e ortográfico, o controle de alterações, a possibilidade de criar estilos, a inserção automática de citações e referências, os ajustes específicos para criação de tabelas e gráficos, e por aí vai.

 

Google Docs

A grande vantagem do Google Docs é a possibilidade de compartilhamento instantâneo, isto é, duas pessoas podem editar o mesmo texto simultaneamente, sem que haja um conflito e versões – e o melhor: o aplicativo ainda mostra se o outro usuário está presente, e que intervenções ele tem feito. Além disso, conta com uma gama de acessórios semelhantes aos disponíveis no Word – como o controle de alterações e os recursos de formatação.

IA WRITER

O IA Writer é um aplicativo com uma interface minimalista e nostálgico, uma vez que ele utilizar fonte de uma máquina de escrever. Esse é um bom aplicativo para pessoas muito dispersas, pois ele auxilia a evitar as distrações na hora da escrita, uma vez que ele possui poucos recursos de edição, tudo proposital.

Esse é um aplicativo compatível com dispositivos IOS e Android.

 

OMMWRITER

O OmmWriter também possui um conceito bem minimalista e se você já conhece a plataforma de blogs Medium, com certeza notará algumas semelhanças. O espaço para a escrita é simples e os ícones de edição ficam dispostos do lado direito, tudo para concentrar sua atenção na redação.

Esse é um aplicativo compatível com dispositivos IOS.

 

Minhateca

O minhateca é mais do que um aplicativo, ele funciona como uma espécie de rede social. Ele foi desenvolvido para a web, mas existe também um app para Android.  O Minhateca é um serviço online gratuito e colaborativo para compartilhar textos, imagens e arquivos por nuvem. Com um eficiente sistema de busca por autores e títulos, a plataforma permite encontrar diferentes textos e em diversos formatos, desde que publicados e disponibilizados por outros usuários.

 

YWRITER

O yWriter é um aplicativo ideal para quem quer escrever um livro. Ele é simples de usar e divide o livro em capítulos e cenas. Além disso, o yWriter ajuda a organizar as ideias, a criar personagens, cenários, e todos os elementos necessários para o livro. É possível acrescentar anotações, imagens e comentários durante o processo de criação do livro.

Esse é um aplicativo disponível para desktop.

 

WUNDERLIST

O Wunderlist é uma espécie de lista do que fazer, ele é bem simples e permite que você sincronize suas notas do Desktop com o celular e separa-las por temas. Com ele é possível organizar os trabalhos para o dia e organizar o que você irá escrever. Tecnicamente, ele não é um aplicativo utilizado para se escrever uma redação, mas sim para organizar as ideias.

 

Ele está disponível para sistemas IOS e Android.

 

5 Comentários

  1. MARIA ZILNETE DE MORAES GOMES

    Obrigada pelas indicações dos aplicativos. Excelentes ferramentas que vão auxiliar bastante a escrita de livros, artigos…
    A Podeditora sempre à frente, objetivando facilitar a vida dos escritores.
    Saudações literárias!
    Maria ZIlnete

    • Pod

      Prezada Maria Zilnete, obrigado pela carinhosa postagem, que nesses momentos difíceis que estamos passando, certamente, nos ajuda muito a lidar com as nossas dificuldades.
      Conte conosco no que for necessário.

      Equipe Pod Editora.

    • Pod

      Boa noite Jane. Grato pelo retorno. Fui checar a postagem em questão e não encontramos nenhuma propaganda, conforme descrito por você acima.
      A finalidade da postagem é a de orientar o leitor com uma pequena descrição da usabilidade do App, sem muito aprofundamento, com as principais características de cada aplicativo, cabendo a cada um a escolha daquele que achar melhor para seu uso diário.
      A postagem do nosso Blog também não se refere, em nenhum momento, a “Curso de Aplicativo de escrita”

      Espero ter ajudado.

      Luiz Claudio Furtado
      Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *