Menu fechado

Na Islândia, existe uma tradição muito especial para os presentes natalinos: a troca de livros no Natal

O Natal é época de celebrar o amor, a esperança e a fé. E sem dúvidas um dos momentos mais aguardados da noite natalina é a hora de abrir os presentes. A expectativa de ganhar algo que realmente deseja é contagiante, não acha? E se os presentes de Natal fossem apenas livros? 

Chamada também de “Terra do Gelo”, o país localizado no hemisfério norte tem o costume de comemorar o Natal através da troca de livros. Além de evitar o consumismo exacerbado, a prática incentiva a leitura e promove a cultura. 

Por mais que a Islândia seja um país muito pequeno, com pouco mais de 300 mil habitantes, é a nação com mais escritores, mais livros publicados e livros lidos per capita do que qualquer outro lugar do mundo, de acordo com um artigo publicado pela BBC, em 2013.

Embora seja uma tradição nórdica, a leitura é bem-vinda em qualquer época do ano, independentemente das condições do clima, por isso, essa é uma tradição que pode ser replicada em qualquer lugar do mundo, inclusive no Brasil. 

Vale a pena destacar os pontos positivos desta prática, que vão desde a economia financeira e a sustentabilidade até a promoção de hábitos simples e prazerosos, que estão cada vez mais esquecidos. O melhor de tudo é que, ao presentear alguém com um livro, não é necessário comprar um exemplar novo. Basta escrever uma dedicatória, escolher uma edição que tem em casa ou adquirida em um sebo e permitir que um novo leitor aproveite todo prazer que essas páginas podem proporcionar.

Promover a leitura é muito simples, basta incentivá-la. Que tal adotar essa ideia também no Brasil para que a troca de livros vire uma tradição apreciada e valorizada por todos? Boas festas! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *