Menu fechado

Benefícios Da Leitura Para O Cotidiano Das Pessoas

Você já se perguntou o que as pessoas fazem para se interessarem e criarem o hábito da leitura? Sabe dos benefícios que a leitura pode trazer ao cotidiano das pessoas? Sabia que colocar uma média de livros por ano pode aumentar sua expectativa de vida profissional e pessoal?

Todos esses questionamentos foram feitos para fazer você entender a importância que os livros podem ter em nossa vida, porque criar o hábito de ler pode mudar drasticamente sua maneira de agir, pensar e se relacionar com o próximo. 

Ficou interessado em saber alguns benefícios que as obras literárias promovem no cotidiano dos leitores? Só continuar lendo!

Os benefícios da leitura para o cotidiano das pessoas:

  • Estimula a criatividade

Com o hábito literário podemos enriquecer inúmeras qualidades, sendo uma delas a criatividade. Todas as histórias, independente do gênero escolhido, exploram diversos cenários e momentos para a narrativa, e por isso, com a variedade de circunstâncias que uma obra pode ter, o leitor cria inúmeras possibilidades para o final, imagens dos personagens e futuras cenas. 

Todas as expectativas que criamos ao ler uma obra literária incentiva a nossa criatividade, pois criamos cenários divergentes para o mesmo momento. Mas como isso pode nos ajudar em nossa vida? Com a criatividade, temos novas ideias e diferentes formas de olhar os acontecimentos. Atualmente, as empresas incentivam e priorizam pessoas mais criativas, pois elas acrescentam muito com o leque de opções que entregam a corporação. 

  • Exercita o cérebro 

Além da criatividade, o hábito da leitura estimula o cérebro a estar sempre em movimento, o que favorece diversas funções cerebrais. Estudos revelam que essa rotina literária pode prevenir inúmeras doenças degenerativas, como o Alzheimer e demência.

  • Aprimora a concentração e a memorização

Sempre lembrar das atividades e não ser uma pessoa esquecida é uma das consequências que um leitor pode possuir. Essa possibilidade é retratada a partir de uma frequência literária, pois até mesmo para uma obra ficcional é necessário uma memória para sempre linkar os fatos do início com os do fim, pois muitas das vezes, eles conectam-se.

  • Amplia o vocabulário e os conhecimentos gerais

Com a leitura de diversos gêneros, conseguimos estimular um vocabulário mais extenso e conhecimentos gerais mais aprimorados. Cada autor tem um estilo de escrita, e quanto mais livro você lê, mais palavras, lugares e culturas diferentes podemos aprender. 

Referências para você entender mais sobre o assunto?

  1. https://www.youtube.com/watch?v=BtFHTJZuOWE&t=2s
  2. https://www.amazon.com.br/Poder-Leitura-Benef%C3%ADcios-Vantagens-Leitores-ebook/dp/B08Q2WCKQY
  3. https://podeditora.com.br/2022/11/25/dicas-para-voce-ler-mais/

E você, já sabia dos benefícios que a literatura pode provocar na vida das pessoas? Já vivenciou algum deles no seu cotidiano? Comente aqui embaixo!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *