Você é escritor mas sente que não está rendendo seja no quesito escrita ou em qualquer outro aspecto da sua vida? Então temos algumas dicas para te ajudar a se livrar de hábitos que prejudicam sua produtividade.
No nosso dia a dia ficamos cada vez mais absortos por inúmeras distrações, que acabam atrapalhando nossa produtividade em diversos aspectos. Mas não me entenda mal! Dar uma distraída na mente em meio ao caos das responsabilidades diárias nem sempre é ruim, muito pelo contrário! Distrair a mente e descansar a mente é essencial para conseguirmos levar o dia adiante.
Entretanto, temos alguns hábitos que prejudicam nossa produtividade e, por causa deles, rendemos menos do que esperamos e acabamos nos frustrando com nós mesmos. Então separei aqui algumas dicas que vão te ajudar tanto a identificar esses hábitos quanto a administrá-los e, quem sabe, tirá-los da nossa vida.
Querer fazer tudo sozinho
Querer dar conta de tudo sozinho pode acabar com a sua produtividade. Se você tem muitas coisas para fazer, aceitar uma mão amiga nunca é ruim, muito pelo contrário, pode te desafogar nas suas tarefas e fazer surgir tempo para lazeres.
Sei que muitas vezes pensamos que não precisamos de ajuda, ou que será melhor se fizermos nós mesmos, mas tente abrir mão do controle e não recuse uma ajuda bem-vinda.
Realizar várias tarefas ao mesmo tempo
Quando estamos cheios de tarefas acumuladas, é normal querermos resolver tudo ao mesmo tempo, mas a realidade é que isso prejudica nossa capacidade de fazer as coisas bem-feitas.
Já ouviu aquela frase “quem quer fazer tudo, não faz nada direito”? Ela não poderia ser mais correta. Foque-se em uma tarefa por vez, como quando escreve um livro. O ideal é terminar uma obra antes de começar outra, para que as suas ideias estejam mais organizadas e você não se confunda na narrativa das histórias.
Dar uma olhadinha nas redes sociais
Quem nunca né? Parou tudo que estava fazendo para dar aquela olhadinha de 5 minutos no Instagram/Facebook…, mas nunca é só 5 minutos, não é mesmo?
Acaba que, quando entramos nas redes sociais, 1 hora passa como se fossem 2 minutos, e quando nos damos conta já perdemos metade do dia. Claro que dar uma distraída de vez em quando não faz mal, mas exige muita disciplina e autocontrole.
Antes de parar para checar o Instagram, estipule um tempo a si mesmo. “Não vou passar de 30 minutos”. Coloque um cronômetro e se divirta sem perder o dia!
Não dar uma pausa
Independentemente da quantidade de tarefas e responsabilidades, é essencial tirar um tempo de descanso, tanto para o seu corpo quanto para sua mente. Um corpo e mente exaustos não conseguem ter a mesma produtividade de um corpo e mente descansados, relaxados.
Por isso, pare um pouco, desacelere. Coloque sua mente no lugar, tome um banho quente e longo. Cuide de si e não se deixe tomar pelas exigências do dia a dia.
E você, já teve ou ainda tem alguma dessas atitudes? Vai mudar de agora em diante? Conte para a gente nos comentários.