A sinopse é o primeiro passo para a cativação do seu futuro leitor e, por isso, ela deve ser muito bem escrita, afim de despertar a curiosidade do leitor e o desejo de ler a sua obra.
Se você na hora de comprar um livro leva em consideração a sinopse que você leu, já dá para ter uma ideia do quão importante ela é como determinante de compra, e o porquê de ela ter que ser a apresentação perfeita da sua obra.
Então, não se engane ao achar que pode escrever ela de qualquer jeito! A capa, por mais linda que seja, não será a única capaz de tirar seu livro da estante de uma livraria.
Então aqui vamos com algumas dicas de como escrever uma boa sinopse
1 – Seja objetivo!
Não fique enrolando! A sinopse deve ter o poder de prender seu leitor nas primeiras palavras. Seja direto e persuasivo, a sinopse é determinante no processo de compra de um livro.
2 – Escreva em terceira pessoa
Mesmo que o livro seja escrito em primeira pessoa a sinopse é uma breve descrição com um olha externo, convidando o leitor a conhecer a história, e por isso é melhor que seja escrita em terceira pessoa.
3 – Apresentação da história
Apresente os personagens principais e introduza seu mundo comum. Depois, fale sobre o grande conflito da história e suas implicações (sem dar muito spoiler).
4 – Desperte a curiosidade!
Use gatilhos mentais e palavras de persuasão, concluindo sempre com uma frase de impacto que desperte a curiosidade do leitor de querer ler a história completa.
5 – Menos é mais sempre!
Quanto menos voltas sua sinopse der, menos preguiça seu leitor terá de terminar de lê-la. E você não quer que o seu leitor tenha preguiça de ler seu livro, não é mesmo? Sinopse não é resumo do seu livro, então enxugue as informações e entregue o essencial para a história. Não explique, atraia!