Menu fechado

Plágio é considerado crime?

Primeiro, você sabe o que é plágio?

Plágio é o que acontece quando você se apropria de uma propriedade intelectual de terceiros sem atribuir a eles os créditos da obra.

Portanto plágio é, sim, considerado crime, previsto no artigo 184 do Código Penal. É proibido, por exemplo, você copiar um texto na íntegra e colocar no seu livro, que será comercializado e registrado no seu nome. Além do crime de plágio você pode também ser acusado de falsidade ideológica, por fingir ser alguém que você não é. O direito do autor é previsto na Lei n°9.610, com ênfase no Título III, Capítulo III. 

Por isso, é importante pensar muito bem antes de escolher o tema principal da sua obra. Antes, reflita: eu saberei conduzir bem o assunto sem necessidade de me apoiar em obras alheias?

Citações diretas

Vale ressaltar também que não é crime fazer uma citação em seu livro e depois indicar o autor e a obra nas referências. Porém, cabe ao bom-senso determinar quantas citações diretas longas – citação longa na íntegra, colocando exatamente o conteúdo do texto original – você deve colocar em seu texto/livro.

Neste tipo de citação é obrigatório que você dê os devidos créditos no próprio texto, mas quanto mais citações você colocar, maior o risco de errar no momento de atribuir os créditos, e pode acabar sendo acusado de plágio ainda assim.

Por isso, autor, é muito importante que esses detalhes sejam levados em consideração na hora de começar a escrever uma obra pois, na hora de publicar com uma editora, será passado um pente fino no seu livro, para conferir possíveis textos plagiados.

Se a editora encontrar muitos plágios ela certamente não irá seguir com a publicação, e aquele livro pelo qual você dedicou tanto do seu tempo acabará ficando guardado no seu computador para sempre.

E você, já sabia o que é plágio? Vem contar pra gente nos comentários!

Imagem by Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *