Menu fechado

Como tornar seu filho um leitor?

Você quer incentivar seu filho a ler? Para ajudar seu filho a se tornar um leitor, a chave é incentivá-lo! Para isso, indicamos algumas medidas vão te ajudar a promover a leitura.

Há uma série de etapas que os pais e outros membros da família podem seguir para incentivar para que seus filhos pequenos se tornem leitores ou para apoiar o hábito da leitura quando eles estiverem na escola. Pois, toda criança gosta de livro. Saiba como fazer para que este gosto não se perca por aí.

Lá vão as dicas:

Leia para seu filho

Como quer incentivar seu filho a ler , se você não lê? Leia para eles em voz alta por 30 minutos, diariamente, começando quando forem bebês. Assim, peça aos cuidadores próximos para serem os leitores diários de seus filhos quando você não estiver disponível. Mostre que ler é um lazer importante para você.  

Demonstre seu amor pela leitura. Passe momentos calmos enquanto seus filhos observam você lendo. Mostre a eles como ler e escrever ajudam você a fazer as coisas todos os dias.

Tenha livros

Não precisa ter milhares de obras em casa, mas como incentivar seus filhos a ler se eles não têm livros por perto? Os livros precisam estar perto de seus leitores. Crie um cantinho de leitura

especial para ler e escrever em sua casa. Um canto de leitura bem iluminado e cheio de bons livros pode se tornar o lugar favorito das crianças e com ceretza vai incentivar seus filhos a ler!

Frequente lugares onde haja livros

Frequente bibliotecas e livrarias. Deixe as crianças folhearam, escolherem, se divertirem. Livros são lúdicos. Mostre isso aos pequenos. Visite esses locais com freqüência para despertar o interesse de seu filho pelos livros. Fale com um bibliotecário, professor, especialista em leitura escolar ou proprietário de livraria para ter orientação sobre quais livros são apropriados para crianças em diferentes idades e níveis de leitura.

Faça seu filho participar

Para incentivar seu filho a ler, escolher o livro a ser lido pode ajudar! Deixe ele virar as páginas, ler alguma parte, mas a sua leitura precisa inclui-lo. Converse com seu filho, alimente-o com experiências de linguagem ao longo do dia. Converse com seus bebês e crianças pequenas com frequência em frases curtas e simples. Conte histórias, cante canções, recite canções infantis ou poemas e descreva o mundo ao seu redor. Incentive!

Atenção ao mundo dos eletrônicos

Os eletrônicos são fascinantes e trazem inúmeras possibilidades, não apenas de lazer, mas também de aprendizagem. Porém, podem ocupar tempo demais na vida do seu filho, caso o uso seja livre.

Limite a quantidade dos eletrônicos. Procure jogos educacionais que você possa assistir e discutir com seus filhos, por exemplo. Não deixe que ele associe apenas eletrônicos ao lazer e livros a obrigação. Se isso acontecer, o prazer da leitura diminui e, com ele, o estímulo interno de prosseguir leitor de livros.

Alguns dos principais benefícios da leitura para crianças:

  • Estreitamento de laços afetivos;
  • Incentivo à imaginação e criatividade;
  • Estímulo da empatia;
  • Desenvolvimento da linguagem;
  • Expansão do vocabulário;
  • Facilidade na alfabetização;
  • Maior compreensão de textos;
  • Melhor desempenho escolar.

Lembre-se: a leitura é uma forma de aprender e desenvolver habilidades importantes, tanto para o desempenho escolar, como para a vida. Portanto, o melhor que podemos fazer é incentivar o amor pela leitura e mostrar o que ela tem de melhor! Se desde cedo as crianças enxergarem os livros como portas para diversos mundos, ela vai levar esse interesse para a vida!

Viva a leitura!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *