Menu fechado

Ler desde a infância só traz benefícios. Veja as dicas da Pod Editora

A leitura só traz benefícios. Estimular o hábito de ler desde cedo nas crianças é fundamental, pois é a fase em que os miúdos mais absorvem informações. Além de ajudar a aguçar a criatividade, o contato com os livros estimula a imaginação. Em síntese, as obras literárias são cruciais para a formação intelectual, social, moral e emocional das crianças. 

 

Assim, ao longo da narrativa de um bom livro, a criança enxerga respostas e soluções para vários dilemas pessoais e aprende com as histórias. Pois os protagonistas passam por situações muito parecidas com as que os pequenos passam na escola ou no grupo de amigos, por exemplo. Sem dúvidas, a leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim. Estimular a leitura desde cedo é uma ferramenta poderosa na educação!

 

Estimular a leitura desde cedo nas crianças é fundamental

 

Desde o contato com os livros, o cheiro, as texturas…todos esses ingredientes tornam possível interagir com as histórias. De tal forma, os livros ajudam no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual da criança. A leitura também contribui para melhorar a fala e o rendimento escolar. Familiarizá-las com os livros faz com que aprendam a interpretar e a entender as histórias. Definitivamente, a leitura faz com que ganhem visão de mundo, bagagem, cultura!

 

Pegar um livro e ler é uma maravilha que você pode proporcionar para seu filho. Um momento dedicado a leitura estreita os laços e a relação familiar, além de criar momentos únicos de interação entre pais e filhos. Estudos apontam que os pais que se tornam bons contadores de histórias minimizam os aspectos da solidão nas crianças, já que ampliam várias conexões cerebrais que despertam hormônios do prazer e do relaxamento, quase como uma meditação. 

Ler só traz benefícios! 

 

E, é justamente na primeira idade, quando a leitura ainda tem quer ser mediada por um adulto, que a criança fortalece a conexão com quem lê para ela. Desse modo, os pais criam uma relação mais forte com seus filhos e ficam a par de todo o processo de aprendizado.

 

Antes de mais nada, para adquirir o hábito de ler para as crianças é importante escolher um tema que agrade e um livro de acordo com a faixa etária do leitor. Não adianta escolher um livro clássico, composto por inúmeras páginas, se a criança não for entender. Primeiramente, comece lendo aquilo que mais o agrada. Se seu filho gosta de esportes, por exemplo, procure livros sobre o tema: cadernos esportivos em jornais, biografias sobre grandes nomes e textos em geral que tratem do assunto. O mesmo se aplica a cinema, turismo, animais, e por aí vai. Qualquer forma é válida para abrir as portas à leitura. 

 

Afinal, ler só traz benefícios!

 

Fonte inesgotável de conhecimento

 

A presença do livro em nossa cultura funcionou como uma mola propulsora abrindo as portas da história, o que tornou possível a construção de novos mundos embora, no Brasil, a leitura seja uma atividade praticada pela minoria da população. Pesquisas sobre o assunto mostram que os brasileiros lêem em média 4,7 livros por ano, sendo que apenas 1,3 são livros ausentes do currículo escolar, escolhidos pela vontade e interesse do próprio leitor. Esse dado demonstra que, em geral, a leitura é associada a uma atividade obrigatória, solitária, que exige paciência e atenção. Mas, na verdade, a leitura se dá como um diálogo, uma troca que pode ser bastante estimulante.

A leitura alarga as fronteiras e ajuda a construir novos ideais. A ideia de leitura, portanto, está intimamente associada a temas como liberdade e modernidade. Portanto, ler é fundamental em qualquer idade.

Pratique o hábito da leitura!

 

Enfim! Aproveite um tempo e institua um horário para leitura. Pode ser uma boa tática para colocar os pequenos na cama, naqueles 30 minutos do horário antes de dormir. Ritualizando esta prática, ler se tornará parte da rotina entre você e seu filho. Outra recomendação importante é conversar com os filhos sobre aquilo que leram: reflita sobre o assunto abordado nas leituras, discorde ou concorde, converse com seus filhos sobre seus pontos de vista. Esta também é uma forma de colocar em pauta a leitura e exercitar a argumentação e o vocabulário. Certamente, isso vai ajudar a tornar o desenvolvimento infantil mais rico e interessante, uma vez que ler contribui para o desenvolvimento da escrita e amplia a capacidade de retórica.

 

Sentar-se junto ao seu filho e dedicar um tempo para ler um livro com ele traz vários benefícios à saúde emocional do seu pequeno, além de favorecer o seu desenvolvimento cognitivo. Sobretudo, o ato de deixar suas tarefas de lado para estar exclusivamente com ela, dá para a criança o sentimento de confiança e pertencimento, porque ela compreende que esta é uma prova de amor.⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mergulhar em histórias, sejam elas de ficção ou não, ajuda a fortalecer sua concentração. Por conta do interesse de saber o desfecho da narrativa, eles não apenas acabam prestando mais atenção, como também faz com que passem a ser mais atenciosos quando alguém estiver explicando ou ensinando alguma coisa importante. 

 

E então, o que está esperando para ler com seu pequeno? Mãos à obra, e olhos à leitura!

3 Comentários

  1. Sebastian

    Conforme os pequenos crescem, a literatura infantil passa a cumprir ainda mais papeis, colaborando com o processo de alfabetizacao, auxiliando no momento de abordar assuntos complexos e de entender as emocoes, por exemplo. Nesta fase, a leitura pode ser inserida no dia a dia da crianca, como uma rotina de leitura juntos. Alem disso, quanto mais velhos vao ficando, mais os pequenos vao definindo suas preferencias, o que tambem vale para a literatura! Portanto, uma boa dica e estar sempre por dentro das preferencias da crianca para estimular seu gosto pelos livros. Alem disso, com a tecnologia cada vez mais inserida no cotidiano das criancas, outro recurso que entra em cena sao os livros online, possibilitando ate mesmo uma leitura mais interativa e divertida, com animacoes, videos e outras ilustracoes! Quando forem ler, deixe que observe as imagens, aponte as ilustracoes com o dedo, aponte os personagens e objetos, falando seus nomes, reproduzindo seus sons.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.