Menu fechado

Metodologias de ensino de Química através de temas transversais: cultura e arte como estratégias de contextualização

R$26,00

500 em estoque

Até 12x sem cartão com o Mercado Crédito. Saiba mais
Compre com o Mercado Crédito sem cartão e pague por mês
1
Adicione seu produto ao carrinho de compras e, na hora de pagar, selecione o Mercado Crédito.
2
Inicie sessão no Mercado Pago.
3
Escolha o número de parcelas que melhor se adapte a você e pronto!

Crédito sujeito a aprovação.

Dúvidas? Confira nossa página de Ajuda.

Descrição

Esta obra reúne um apanhado de trabalhos científicos desenvolvidos pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da licenciatura em Química – Instituto Federal de educação Profissional, Ciência e Tecnologia- Campus Maracanaú. Nela podemos perceber o apoio e entrelaçamento da pós-graduação, por meio da parceria com o Programa do mestrado em ensino de ciências e matemática (PPGECM) do IFCE- campus Fortaleza. As reflexões apresentadas tratam das significativas experiências vivenciadas nas escolas do município e a articulação entre teoria e prática na formação dos licenciandos. Fica claro nas ações desenvolvidas e mostradas nos artigos, o objetivo de uma formação de professores que evidencia a relevância e a qualidade em suas práticas, promovendo um protagonismo cada vez maior dos estudantes. Portanto e finalmente, o arcabouço teórico agrupa a inovação no ensino de ciências e aponta para uma atuação crítica e reflexiva na educação básica. – Isabel Magda Said Pierre Carneiro

Sobre as organizadoras:

Caroline de Goes Sampaio – Doutora e Mestre em Química pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Graduada em Química pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, Técnica em Química Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará – CEFET/CE. Atualmente, exerce o cargo de professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) – Campus Maracanaú e professora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). No campo da pesquisa, desenvolve trabalhos na área de produtos naturais, nanotecnologia, atividade antioxidante, isolamento de substâncias orgânicas e adsorventes naturais para metais pesados e pesticidas. Além disso, desenvolve pesquisas na área do ensino de Química, em ação com o projeto Residência Pedagógica e programa de Pós graduação.

Maria Cleide da Silva Barroso – Doutora e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC. Pos graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, é Pesquisadora Colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário IMO do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará UECE. Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática MACIMAT/IFCE (acadêmico). Coordena o grupo de estudos da Licenciatura em Química do IFCE Campus Maracanaú, intitulado: Trabalho, educação e as políticas de formação docente: uma análise no contexto do capitalismo contemporâneo. Coordena o Laboratório de Práticas Pedagógicas – LAPP, no IFCE/Campus Maracanaú. É Professora da Licenciatura em Química do IFCE- Campus Maracanaú. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores; Educação e Marxismo; Construtivismo e Formação Docente; Professor e prática reflexiva; Educação Infantil; Avaliação de Sistema; Didática; História do curso de Pedagogia no Brasil e Estágio Supervisionado.

Informação adicional

Peso 400 g
Dimensões 14 × 1 × 21 cm
ISBN

Autor

Caroline de Goes Sampaio

Páginas

112

DOWNLOAD

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Metodologias de ensino de Química através de temas transversais: cultura e arte como estratégias de contextualização”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *