Você já deve ter ouvido aquela frase “Não julgue um livro pela capa”, não é mesmo?
Entretanto, o fato é que todas as pessoas julgam, literalmente, um livro pela capa, de acordo com seus próprios gostos e estilos. Se uma pessoa gosta de livros coloridos, uma capa bem colorida chamará mais atenção do que se ela for toda de um tom só. Mas não apenas isso. Se a capa for bem-feita, isso também refletirá na credibilidade da sua obra, se parece um livro amador ou um mais profissional.
Resumindo, a capa será a primeira impressão que o leitor terá do seu livro. É o que o faz bater o olho e sentir curiosidade de ler a obra. Claro que existem inúmeras outras vertentes que o farão levar o livro ou não, mas primeiro você precisa, no meio de tantas outras opções, fazer sua capa se destacar.
O profissional que tem a função de criar capas de livros é um designer gráfico, um especialista que chamamos no mercado de capista.
A missão do capista é, justamente, de forma visual, conectar seu livro ao seu leitor, chamar sua atenção. Este profissional estudou a fundo teoria e técnicas de design gráfico e comunicação visual e, por isso, está apto a traduzir de forma visual as intenções comerciais de seu livro.
Dito isto, agora vamos para as 4 dicas para que você, realmente, cative o seu leitor através do layout da sua capa:
Foco no leitor
O livro é feito, sim, para o próprio autor, mas mais do que isso, ele é feito para o leitor. E a capa não é diferente. Um dos principais erros na hora de solicitar uma capa, é focar no seu próprio gosto pessoal e esquecer completamente do seu leitor.
A capa deve ser criada com métodos eficientes baseados em critérios estéticos, técnicos e comerciais mais assertivos, sem depender tanto de fatores subjetivos como gosto, opinião ou intuição.
Defina o público-alvo de seu livro
Então você já sabe que praticamente todo o processo de criação do seu livro, incluindo a capa, deve ser focado em encantar o seu leitor. Mas, afinal, quem é o seu leitor?
Por isso, você precisa estabelecer o seu público alvo. Analise sua obra e conclua: Para que tipo de público é o meu livro? Quem se interessaria por ele ou quem se beneficiaria com ele? O público infantil? Jovem? Adulto? É sobre religião, sustentabilidade, romance, terror? No marketing, chamam essa etapa de “criação de uma persona”.
Conhecendo o perfil de seu público, não só seu livro será criado com foco, como seu capista poderá escolher a linguagem visual ideal para este leitor específico. Assim, a capa criada vai cativar seu leitor de forma muito mais envolvente e relevante.
Objetividade e simplicidade
Preze o minimalismo. Para atiçar rapidamente a curiosidade e despertar o interesse do seu leitor, a capa de livro deve ser simples e objetiva. Precisa apresentar poucos elementos: um elemento visual forte e textos impactantes, mas curtos.
Muitos autores, empolgados com a própria obra, querem colocar toda uma narrativa visual na capa. Buscam representar, explicar ou resumir todo o conteúdo de seu livro. E, para isso, utilizam diversas imagens, além de muito texto.
O resultado para o leitor é o excesso de informações visuais e textuais. Essa quantidade de informação é muito difícil de ser interpretada rapidamente. E, diante de muita informação para decodificar, a chance do cérebro simplesmente ignorar esta capa – e o livro – é grande.
É importante que você, autor, compreenda que a capa do seu livro não serve para resumir, explicar ou sequer antecipar muitas informações sobre a obra. Serve sim para impactar, instigar a curiosidade e atrair a atenção do leitor.
Dê liberdade ao seu capista
A maioria dos escritores chegam ao capista com uma ideia já formada de como querem que a sua capa seja. É claro que o autor tem que ter sua participação no processo de produção da sua capa, mas também é muito importante não limitar a criatividade do capista, para que ele te apresente sua melhor ideia para o seu tipo de público-alvo.
Por isso, liberte o seu capista. Dê liberdade para ele usar e abusar da imaginação, para que a capa, além de bonita, seja também comercialmente eficiente e que chame realmente a atenção do leitor em meio aos muitos livros concorrentes.
2 livros escritos. 1 deles recém terminado e com muita vontade de lançá-lo. Aliás, posso dizer, que prestes a realizar um grande sonho. Desejo apenas uma consultoria para conseguir criar uma Capa de um livro adulto, com tema real. A linguagem é contemporânea mas o corpo do livro é tenso. Falo sobre Depressão: início, processo, superação e cura. O título do livro ainda não surgiu em minha mente. aceito também sugestões.
Adoraria ter um retorno de vcs.
Grata, desde já, pela atenção.
Carla Borges
Prezada Carla, grato pelo seu contato.
Já respondemos sua mensagem por email.
Aguardamos seu contato.