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4 dicas para você, autor, sobre layout de capa de livro

Você já deve ter ouvido aquela frase “Não julgue um livro pela capa”, não é mesmo?

Entretanto, o fato é que todas as pessoas julgam, literalmente, um livro pela capa, de acordo com seus próprios gostos e estilos. Se uma pessoa gosta de livros coloridos, uma capa bem colorida chamará mais atenção do que se ela for toda de um tom só. Mas não apenas isso. Se a capa for bem-feita, isso também refletirá na credibilidade da sua obra, se parece um livro amador ou um mais profissional.

Resumindo, a capa será a primeira impressão que o leitor terá do seu livro. É o que o faz bater o olho e sentir curiosidade de ler a obra. Claro que existem inúmeras outras vertentes que o farão levar o livro ou não, mas primeiro você precisa, no meio de tantas outras opções, fazer sua capa se destacar.

O profissional que tem a função de criar capas de livros é um designer gráfico, um especialista que chamamos no mercado de capista.

A missão do capista é, justamente, de forma visual, conectar seu livro ao seu leitor, chamar sua atenção. Este profissional estudou a fundo teoria e técnicas de design gráfico e comunicação visual e, por isso, está apto a traduzir de forma visual as intenções comerciais de seu livro.

Dito isto, agora vamos para as 4 dicas para que você, realmente, cative o seu leitor através do layout da sua capa:

Foco no leitor

O livro é feito, sim, para o próprio autor, mas mais do que isso, ele é feito para o leitor. E a capa não é diferente. Um dos principais erros na hora de solicitar uma capa, é focar no seu próprio gosto pessoal e esquecer completamente do seu leitor.

A capa deve ser criada com métodos eficientes baseados em critérios estéticos, técnicos e comerciais mais assertivos, sem depender tanto de fatores subjetivos como gosto, opinião ou intuição.

Defina o público-alvo de seu livro

Então você já sabe que praticamente todo o processo de criação do seu livro, incluindo a capa, deve ser focado em encantar o seu leitor. Mas, afinal, quem é o seu leitor?

Por isso, você precisa estabelecer o seu público alvo. Analise sua obra e conclua: Para que tipo de público é o meu livro? Quem se interessaria por ele ou quem se beneficiaria com ele? O público infantil? Jovem? Adulto? É sobre religião, sustentabilidade, romance, terror? No marketing, chamam essa etapa de “criação de uma persona”.

Conhecendo o perfil de seu público, não só seu livro será criado com foco, como seu capista poderá escolher a linguagem visual ideal para este leitor específico. Assim, a capa criada vai cativar seu leitor de forma muito mais envolvente e relevante.

Objetividade e simplicidade

Preze o minimalismo. Para atiçar rapidamente a curiosidade e despertar o interesse do seu leitor, a capa de livro deve ser simples e objetiva. Precisa apresentar poucos elementos: um elemento visual forte e textos impactantes, mas curtos.

Muitos autores, empolgados com a própria obra, querem colocar toda uma narrativa visual na capa. Buscam representar, explicar ou resumir todo o conteúdo de seu livro. E, para isso, utilizam diversas imagens, além de muito texto.

O resultado para o leitor é o excesso de informações visuais e textuais. Essa quantidade de informação é muito difícil de ser interpretada rapidamente. E, diante de muita informação para decodificar, a chance do cérebro simplesmente ignorar esta capa – e o livro – é grande.

É importante que você, autor, compreenda que a capa do seu livro não serve para resumir, explicar ou sequer antecipar muitas informações sobre a obra. Serve sim para impactar, instigar a curiosidade e atrair a atenção do leitor.

Dê liberdade ao seu capista

A maioria dos escritores chegam ao capista com uma ideia já formada de como querem que a sua capa seja. É claro que o autor tem que ter sua participação no processo de produção da sua capa, mas também é muito importante não limitar a criatividade do capista, para que ele te apresente sua melhor ideia para o seu tipo de público-alvo.

Por isso, liberte o seu capista. Dê liberdade para ele usar e abusar da imaginação, para que a capa, além de bonita, seja também comercialmente eficiente e que chame realmente a atenção do leitor em meio aos muitos livros concorrentes.

Imagem do Post by: https://br.freepik.com/

2 Comentários

  1. Carla M C Borges

    2 livros escritos. 1 deles recém terminado e com muita vontade de lançá-lo. Aliás, posso dizer, que prestes a realizar um grande sonho. Desejo apenas uma consultoria para conseguir criar uma Capa de um livro adulto, com tema real. A linguagem é contemporânea mas o corpo do livro é tenso. Falo sobre Depressão: início, processo, superação e cura. O título do livro ainda não surgiu em minha mente. aceito também sugestões.
    Adoraria ter um retorno de vcs.
    Grata, desde já, pela atenção.
    Carla Borges

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