Será que as pessoas realmente entendem o que você escreve? Ou já precisou reescrever algo que já havia escrito?
Se sim, é importante se perguntar: essa repetição é culpa de quem está escrevendo ou de quem lê? Pois, tão importante quanto saber ler, é saber escrever!
Para facilitar sua vida e a de quem lê o que você escreve, seja uma simples mensagem no WhatsApp ou um livro, veja as cinco dicas simples e bem práticas sobre como simplificar a sua escrita e torná-la mais clara. Por isso, use-as!
1. Seja direto
Já ouviu uma dessas frases “menos é mais” ou então “escrever é cortar palavras”? É por aí! Palavras que não fazem a diferença devem ser cortadas da sua comunicação.
2. Substitua as negações
Seja claro e escreva o que deseja ao invés do que não quer: afirmações são muito mais fáceis de serem entendidas. ⠀
3. Escreva orações simples
Sujeito, verbo e predicado compõem a estrutura dos enunciados. Usar com simplicidade esses termos essenciais da oração ajudam no bom funcionamento do seu texto.
4. Divida seu assunto
Se for preciso, use tópicos, listas, numeração ou qualquer coisa que organize sua comunicação.
5. Simplifique a linguagem
Linguagem de artigos acadêmicos só tem uma utilidade: escrita de artigos acadêmicos. Não torne sua escrita chata e cheia de formalidade.
Percebe que neste texto aplicamos cada uma das dicas? Achou que isso tornou sua leitura bem mais tranquila?
Esperamos que sim! Utilize as dicas e bom trabalho!
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Preado Marco, obrigado pela visita e pelo comentário positivo.
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