Segundo uma pesquisa realizada por estudantes da Universidade de Sussex no Reino Unido, ler um pouco durante o dia pode diminuir em até 68% o nível de estresse. Enquanto o surto de COVID-19 continua e muitas pessoas estão em busca de entretenimento durante o período de isolamento, a leitura pode ser uma das melhores opções disponíveis. Neste momento, mais do que qualquer outro, o acesso aos livros é essencial para nossa saúde mental.
Por isso, pensamos que o momento é importante para que professores, educadores e gestores da educação possam aproveitar o período da quarentena para se informar, reciclar e aprender cada vez mais! Selecionamos diversos livros de autores da Pod, ícones da educação no país, sobre diversos assuntos voltados para a capacitação e o desenvolvimento integral dos alunos para valorizar cada vez mais e ampliar os trabalhos das escolas.
Sem dúvidas, estes livros, além de manter todos informados e ampliar o repertório, coloca os profissionais da educação em um estado de aprendizagem constante. Para isso, fizemos uma listinha com alguns livros que, além de fortalecer o cérebro, darão lições de coragem e aprendizado. Confira:
1 – “O Gestor Escolar e a Indisciplina na Escola”
Para Eraldo Madeiro, doutor em Ciência da Educação, autor do livro “O Gestor Escolar e a Indisciplina na Escola”, a indisciplina escolar é um assunto que precisa ser abordado.
Na perspectiva da busca pelo diálogo, o livro fornece elementos instigantes e desafiadores para que gestores e corpo pedagógico possam dar início a este processo através de possibilidades simples e eficazes para que os problemas, talvez invisíveis, se tornem visíveis, criando soluções para as graves adversidades enfrentadas por todos os envolvidos na educação do país.
2 – “O Papel do Gestor Escolar na Motivação do Aluno e do Professor”
A obra acadêmica de abordagem inédita “O Papel do Gestor Escolar na Motivação do Aluno e do Professor”, do doutor em Ciência da Educação, Eraldo Madeiro, tem como ponto de partida a investigação “In Loco” de duas escolas municipais em Jacundá, Pará. No contexto, o autor apresenta as demandas e desafios enfrentados por gestores escolares, tendo como norte a motivação do aluno e do professor. O livro discute aspectos sobre a escola e a educação que queremos e busca compreender as políticas de gestão da educação básica em nossa democracia. Imperdível!
3 – “A Realidade da Educação Básica na Rede Pública no Brasil – Uma análise minuciosa dos entraves ao desenvolvimento da educação pública”
No livro, de cunho técnico e gerencial “A Realidade da Educação Básica na Rede Pública no Brasil – Uma análise minuciosa dos entraves ao desenvolvimento da educação pública”, o objetivo do autor Wilson Alves Pereira é mostrar a realidade do dia a dia da educação pública do Brasil de forma isenta, e sem vinculação político partidária.
A obra destina-se a gestores públicos, políticos, universidades, servidores públicos, professores e todos aqueles que têm poder e responsabilidades na tomada de decisão sobre a rede pública.
Por que os alunos não aprendem o que e quanto deveriam aprender, no tempo adequado?
Por que os professores não conseguem ensinar o que deveriam ensinar no tempo estabelecido?
Por que os resultados da aprendizagem não conseguem avançar?
Por que as taxas de evasão escolar dos jovens são cada vez maiores?
Essas são algumas das perguntas abordadas neste trabalho!
4 – Educação & Ensino
Organizado por Solonildo Almeida da Silva, Simone Cesar da Silva, Ivan Vale de Sousa e Leandro Araujo de Sousa, o livro “Educação e Ensino” propõe um passeio pelas propostas de letramento. Para os autores, “Educar é enxergar como as possibilidades de ensino podem ser efetivadas e ensinar é demonstrar que todos têm as mesmas chances de acessar o conhecimento, por isso, as ações de educar e ensinar se complementam,reativam esperanças e tornam nossa visão mais límpida”. São esses os objetivos que tornam as reflexões da obra tão necessárias.