Menu fechado

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PRÊMIO JABUTI 2020

Você lançou seu livro em 2019? Já tem o ISBN e a ficha catalográfica? Então, ele já está preparado para participar do maior prêmio do livro brasileiro: o Jabuti! Editores e autores brasileiros podem inscrever suas obras no mais tradicional e prestigiado prêmio do livro brasileiro até o dia 30 de abril. 

 

O Prêmio Jabuti, realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), confere aos vencedores o reconhecimento da comunidade intelectual brasileira e do mercado editorial. Neste ano, serão 20 categorias e um vencedor do Livro do Ano. Além da estatueta símbolo do Jabuti, o vencedor de cada categoria leva para casa R$ 5 mil reais e o Livro do Ano recebe R$ 100 mil reais.   

 

 

A história do Prêmio Jabuti começa por volta de 1958, em um período repleto de desafios para o mercado editorial, com recursos escassos e baixa articulação do segmento. Apesar das adversidades, não faltava entusiasmo aos dirigentes da Câmara Brasileira do Livro (CBL), interessados em premiar autores, editores, ilustradores, gráficos e livreiros que mais se destacassem a cada ano.

 

O novo Prêmio Jabuti

 

Em 2018, o Prêmio Jabuti completou 60 anos e foi completamente repaginado, com o  objetivo de se aproximar mais do leitor e de se tornar mais competitivo entre autores e editores, fortalecendo ainda mais seu posto como o mais almejado prêmio literário do país. Para manter esse papel em destaque, mais uma vez a inovação se fez presente com a adoção de medidas para acolher os autores independentes, aprimorar a gestão da estrutura do prêmio e aperfeiçoar os critérios de análise das obras.

 

As categorias do Prêmio Jabuti foram reorganizadas em quatro eixos: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação. A mudança serviu para racionalizar e qualificar as áreas do conhecimento para que o prêmio seja ainda mais abrangente. Para prestigiar ainda mais os vencedores, o Jabuti passou a ter somente um ganhador por categoria. A premiação mudou para que a revelação dos ganhadores de cada categoria e do Livro do Ano passasse a ocorrer apenas na cerimônia de premiação. E, ainda neste ano, foi lançada a categoria Formação de Novos Leitores, com o intuito de reconhecer iniciativas de estímulo à leitura.

 

De todas as transformações e melhorias realizadas ao longo de sua existência, o legado evidente do Jabuti é sua capacidade de atualização e transparência, características marcantes de seu regulamento e reconhecidas por todos que produzem informação, conhecimento e arte no Brasil.

 

A partir 2019, a curadoria foi assumida por um novo conselho curador, responsável por adequações nas categorias Literatura, Ensaio e Livro, retomou a divulgação em duas etapas dos dez e cinco finalistas, além de criar o “Esquenta Jabuti”,  evento que precede a cerimônia de premiação e conta com a presença da Personalidade Literária homenageada na edição. Este mesmo conselho curador é responsável pelas inovações do 62º Prêmio Jabuti.

         

Faça sua inscrição! https://emailcampaign.code-k.com.br/email/c25abece-be14-4c39-a2ca-9a39340c6572

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *