Você sabe o que são tropes literárias? Conhece seus tipos? Então vem cá que eu vou te explicar!
Tropes literárias são, nada mais nada menos, que recursos narrativos, aquilo que o escritor usa para conduzir suas histórias. Esses recursos marcam como a história do(s) protagonista(s) vai desenrolar.
No caso dos livros de romance, as tropes indicam como os personagens irão se apaixonar e os caminhos que esse relacionamento pode tomar. Agora vamos para alguns ver tropes clássicos dos romances e os pontos altos e baixos de cada um.
Friends to lovers
O clássico dos clássicos. Na tradução “De amigos a amantes”, os protagonistas iniciam a trama como apenas amigos, podendo ser uma amizade de infância ou mesmo recente, e ao longo do livro eles percebem que se amam um pouquinho mais que amigos. Bom, e o resto é história!
Enemies to lovers
Essa trope também é queridinha dos leitores. Nela, que em tradução significa “De inimigos a amantes”, os protagonistas não se suportam no início da trama. Sabe como dizem que a linha entre o amor e ódio é muito tênue? Então, é sobre isso. Ao longo do livro essa raiva vai se transformando num amor profundo, e a força da atração consegue vencer a aversão.
Só tem uma cama
Sim, isso mesmo. Só tem uma cama e, por algum motivo aleatório, sim, eles terão que dividir essa cama. Sejam eles inimigos ou melhores amigos, essa trope nunca decepciona!
Fake dating
Em tradução, “Namoro de mentira”. Nessa trope, que também é de tirar o fôlego de qualquer um, os protagonistas se veem, de repente, precisando mentir sobre estarem namorando um com o outro. Conforme passam mais e mais o tempo juntos, “namorando”, eles acabam realmente se apaixonando um pelo outro.
Age Gap
Ou “Diferença de idade”. Essa trope consiste no romance de dois personagens em que há uma diferença considerável de idade entre os dois.
Slow Burn
Que significa, em tradução, mais ou menos “Progressão lenta”. É aquele tipo de livro que o casal demora horrores para ficar junto, e temos que nos contentar com 5 páginas de romance real oficial no final do livro.
E aí, conhecia os tipos de tropes literárias? Agora ficou mais fácil identificar suas leituras e, para o escritor, ficou mais claro o caminho a se tomar quando for escrever um romance.