Saiba o que fazer se o seu livro cair na água! Já aconteceu com você de um livro que você AMAVA cair na água? Bate aquele desespero e a dúvida: será que estragou totalmente? Será que vou ter que jogar fora? Ou será que tem salvação?
Então já te adianto: TEM SALVAÇÃO! Entretanto, vai ser um processo trabalhoso e você vai precisar de muuuita paciência, viu!
Agora vamos partir para o passo a passo:
1 – NÃO abra o livro!
O primeiro a fazer (ou a não fazer) é não abrir o livro nesse primeiro momento, por isso retirar o excesso de água com um pano seco com o livro fechado é o primeiro passo para ter seu livro de volta com o menor dano possível.
2 – Colocar o livro em pé
Coloque o livro em pé, na vertical, e vá inserindo papel toalha entre as páginas. Se o livro for em capa dura será mais fácil, mas se não for não tem problema, vai dar certo do mesmo jeito.
Importante: se as páginas estiverem coladas NÃO FORCE para separá-las. Forçar pode acabar rasgando a página.
3 – Substituir os papéis toalha
Os papéis toalhas vão absorvendo toda a água acumulada nas páginas do seu livro, por isso, elas vão encharcar e então você vai precisar substituí-las.
Repita o processo várias vezes ao longo do dia.
4 – No dia seguinte
No próximo dia você irá notar seu livro já bem mais seco e agora você vai adicionar vários papéis toalhas entre as páginas ainda sem forçar! Depois de adicionar os papéis, você vai deixar o livro deitado, e trocar os papéis toalha quando for necessário.
5 – Espalhe as páginas com a mão
Quando você notar o livro já quase completamente seco, pegue e espalhe as páginas com a mão, tipo quando você folheia rápido para sentir aquele cheirinho de livro novo, pois fazer isso vai fazer você confirmar se o livro já está realmente praticamente seco.
Ps.: Caso o livro ainda esteja um pouco úmido deixe-o em pé, com as páginas abertas, em frente a um ventilador.
6 – Último passo!
Já com o livro sequinho, coloque-o embaixo de uma pilha de livros. Deixe-o assim por algumas horas. Isso vai fazer com que as páginas voltem a ficar retinhas, sem as ondas causadas pela água.
Gostou das dicas? Se você fez e deu certo me conta nos comentários!