Descrição
EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM MEDIADA: Aplicações ao Ensino de Química é uma obra resultado de um trabalho de pesquisa desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química, no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Procuramos tratar aspectos teóricos e práticos sobre a mediação pedagógica, baseados no trabalho – ainda pouco divulgado no Brasil – do professor e psicólogo romeno Reuven Feuerstein, idealizador dos conceitos, da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e das Experiências de Aprendizagem Mediada. No texto, procuramos destacar como, em muitos momentos, vida e obra de Feuerstein se confundem, desde a infância precoce, passando pelo trabalho humanitário com crianças e jovens oriundos do holocausto até o desenvolvimento do método que aprofunda e detalha as atividades do professor mediador que se interpõe de forma ativa entre o sujeito aprendiz e os objetos do conhecimento. Para exemplificar, são apresentados 3 exemplos de atividades simples relacionadas a conteúdos químicos do Ensino Médio onde o professor mediador pode trabalhar Reciprocidade/Intencionalidade, Significado e Transcendência, os aspectos essenciais das experiências de aprendizagem mediada.
Sobre os Autores:
Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira, licenciado em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela UFRJ. Atualmente é professor do Instituto de Química da UFRJ. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica. Na área de Educação, possui estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas onde trabalhou com a pesquisa sobre a Autorregulação da Aprendizagem. Atua também na investigação sobre os Espaços Não Formais de Educação, processos Motivacionais e de Mediação.
Jonas Ferreira Machado, mestre em Ensino de Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, Educação à Distância, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Gestão do Marketing e Gestão Empresarial. Licenciado em Química e graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atualmente é Coordenador Pedagógico do Fund II e Médio no Colégio Pinheiro Guimarães Barra da Tijuca e consultor Pedagógico nos cursos Técnicos e EJA. Já atuou coordenando as ações de Tecnologia Educacional na Instituição Jardim Escola Reino da Cultura e como professor de Química, Física e Empreendedorismo na mesma instituição. Atuou também, como Coordenador Pedagógico na Empresa Microlins e Professor de Química no CAP Paulo Gissoni da Universidade Castelo Branco e outras instituições privadas. Buscando divulgar a ciência, atuou como Mediador/Tutor no Museu Ciência e Vida e foi bolsista de produção científica vinculado à fundação CECIERJ, com ênfase em Robótica, Oficinas e projetos, coordenou os projetos e ações de robótica do MCV. Possuí experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Química, Experiência de Aprendizagem Mediada, TMCE, história da ciência, ciências, divulgação cientifica e Robótica com Kit Lego Educacional.
Avaliações
Não há avaliações ainda.