Menu fechado

Ensino, pesquisa e extensão: Desafios e contribuições para aprendizagem e formação docente

R$26,00

500 em estoque

Até 12x sem cartão com o Mercado Crédito. Saiba mais
Compre com o Mercado Crédito sem cartão e pague por mês
1
Adicione seu produto ao carrinho de compras e, na hora de pagar, selecione o Mercado Crédito.
2
Inicie sessão no Mercado Pago.
3
Escolha o número de parcelas que melhor se adapte a você e pronto!

Crédito sujeito a aprovação.

Dúvidas? Confira nossa página de Ajuda.

Descrição

Livro disponível para download gratuito: 

Ao ler esse livro, você, leitor, irá se defrontar com uma obra valorosa de formação humana pela práxis de sala de aula. Esta coletânea de textos voltados às questões da formação docente, organizada pelos professores Damião Michael Rodrigues de Lima, Francisco José de Lima, João Nunes de Araújo Neto, Pedro Luís Saraiva Barbosa e Roberta da Silva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Cedro, emerge como sinalizadora da efervescência de um processo concreto, em meio a sua constituição histórica.
O IFCE e sua estrutura de campi, no contexto particular do campus Cedro, conformam uma experiência educacional que unifica verticalmente os níveis básico, superior e pós-graduação, articulando, por outro lado, horizontalmente, as modalidades de ensino técnico, tecnólogo e licenciatura, numa estrutura orgânica consolidada em resultados de décadas de debates, tentativas e experimentos que reconhecidamente hoje contribui com a formação de cidadãos para além das expectativas regionais.
É dentro deste contexto que se deve situar a produção e edição desta coletânea de textos voltados à práxis e formação docente, postas pelas experiências didáticas dos professores em suas disciplinas, no chão de sala de aula com a colaboração de técnicos e licenciandos. O trabalho educacional dessa instituição, não se limita à entrega de conteúdos ou à preparação profissional de seus estudantes. No tocante ao seu projeto pedagógico mais geral, situam-se a concepção de um ensino integrado e integral que busca não apenas a articulação técnico-profissional-científica, mas o desenvolvimento científico, cultural e pessoal de seus alunos e educadores.

Os organizadores, numa expressão colaborativa de lançamento destes textos, contribuem com a história formativa na perspectiva da produção acadêmica e científica como possiblidade contínua de construção permanente do fazer pedagógico, pensado como elemento de uma práxis social mais ampla.
Embora a presente coletânea de textos seja de cunho acadêmico, é uma obra que sinaliza para experiências autorais únicas e de elaboração crítica como constituição profissional de seus autores. Os organizadores presenteiam o leitor com temas na formação inicial e continuada, no desenvolvimento profissional docente, nas tecnologias, diversidade cultural e políticas públicas como fonte de busca contínua de integrar e consolidar o trabalho de educação e formação cidadão para o mercado de trabalho.

Fica, assim, formulado o convite a que o leitor, seja docente da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT), seja de outras áreas diferentes da educação profissional e superior, faça sua imersão literária deixando-se levar por estas reflexões que, nesse momento histórico desses autores, enquanto produtores e pesquisadores, é, certamente, síntese paradigmática resultante dos seus debates pedagógicos. (Profa. Dra. Ana Cláudia Mendonça Pinheiro; Professora EBTT do IFCE)

Sobre os Autores e Organizadores:

Ana Cristina de Oliveira Nogueira
Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.

Annie Karoline Bezerra de Medeiros
Cirurgiã-dentista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Antônio Marcos Costa Silvano
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ce-ará (FCE) campus Cedro.

Brenda Maria Vieira Gonçalves
Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.

Bruna Maria Vieira Gonçalves
Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.

Celestina Barros de Souza
Licencianda em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.

Damião Michael Rodrigues de Lima (Organizador)
Professor de Libras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecno-logia do Ceará (IFCE) campus Iguatu.

Eduardo Barros Vasconcelos da Silva
Licenciando em Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec-nologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.

Efraim de Alcântara Matos
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (FCE) campus Cedro.

Francilene de Souza Pastoura
Licenciada em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.

Francisco Allyson Andrade Vieira
Licenciado em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec-nologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.

Francisco José de Lima (Organizador)
Professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.

Ivoneide Pinheiro de Lima
Professora do PPGE em educação e do curso de Física da UECE. Dou-tora em Educação pela UFC.

João Nunes de Araújo Neto (Organizador)
Professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.

Larissa de Oliveira Bezerra
Licencianda em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.

Luiz Nunes Diniz Neto
Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.

Marcelo de Sousa Machado
Licenciando em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.

Meirilânia Primo Costa
Licencianda em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.

Margarida Maria de Oliveira Lima Pedroza
Licenciada em Letras Universidade Estadual do Ceará.

Neurivan Oliveira de Souza
Licenciado em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.

Patricia Alves da Silva
Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.

Pedro Luis Saraiva Barbosa (Organizador)
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.

Mirela Máximo Bezerra
Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.

Míriam Porfírio da Silva
Professora Substituta no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.

Raquel da Silva Araújo
Licencianda em Matemática no IFCE campus Cedro.

Roberta da Silva (Organizadora)
Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.

 

Informação adicional

Peso 400 g
Dimensões 14 × 1 × 21 cm
ISBN

Autor

Damião Michael Rodrigues de Lima, Francisco José de Lima, João Nunes de Araújo Neto, Pedro Luis Saraiva Barbosa, Roberta da Silva

Páginas

226

DEGUSTAÇÃO

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Ensino, pesquisa e extensão: Desafios e contribuições para aprendizagem e formação docente”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *