Descrição
Livro disponível para download gratuito:
“Docência no ensino superior e experiências em pesquisa educacional: abordagens multidisciplinares” constitui-se de pesquisas desenvolvidas no contexto do curso de Especialização em Docência do Ensino Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro e reforça a identidade do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem (GIPEA), diante das conjunturas educacionais em que se insere. Nesse sentido, apresenta múltiplos olhares sobre aspectos educacionais, evidenciando experiências que podem favorecer a formação docente e a prática pedagógica como possibilidades traçadas por seus interlocutores na relação com os saberes. Dividido em duas partes, a saber: Políticas públicas, formação docente e inclusão e Tecnologias digitais na formação docente, a obra insere-se em um projeto desenvolvido a muitas mãos e têm por finalidade compartilhar trajetos e resultados de estudos vinculadas a projetos de pesquisas, integrando pesquisadores e estudantes movidos pelo desejo de promover leituras, reflexões e debates atinentes à Educação Superior. Desse modo, espera-se que os textos reunidos contribuam, de algum modo, para o avanço de processos pedagógicos realizados por professoras e professores, frente aos desafios pela contemporaneidade.
Sobre os Autores e Organizadores:
Damião Michael Rodrigues de Lima: Doutorando em Educação (UNIT – Sergipe); Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento (UPM); Especialista em Ciências Ambientais (FIP); Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Montenegro; Licenciado em Ciências Biológicas (UECE) e em Letras com Habilitação em Língua Brasileira de Sinais (UFSC).
Francisco José de Lima: Doutor em Educação (UNIMEP). Mestre em Ensino de Ciências e Mate-mática (UFC). Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (UVA) e em Gestão Escolar (UDESC). Licenciado em Pedagogia (UVA) e em Matemática (IFCE campus Cedro). Professor EBTT do Insti-tuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.
João Nunes de Araújo Neto: Doutor em Matemática (USP). Mestrado em Matemática (UFC). Licenci-ado em Matemática (URCA). Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.
Pedro Luis Saraiva Barbosa: Doutorando em Ciências da Computação (UFC). Mestre em Engenharia de Software (CESAR). Especialista em Engenharia de Software (FJN). Licenciatura em Computação (Claretiano) e Graduação em Análise e De-senvolvimento de Sistemas (UNILEÃO). Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Ce-dro.
Roberta da Silva: Doutora em Psicologia (UNIFOR). Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF). Especialista no Ensino de Língua Portuguesa (URCA). Licenciada em Pedagogia e em Formação de Professores para as Séries Finais do Ensino Fundamental (UECE). Professora EBTT do Insti-tuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.
Avaliações
Não há avaliações ainda.