Descrição
Lutero já no século XVI fazia criticas severas ao modelo educacional Medieval e propunha uma nova pedagogia que pudesse abranger:
Escola para todos: pública e obrigatória;
A Escola inclui a educação da mulher;
A escola comum e a Educação Infantil – “Criança aprende brincando”;
Educação para o trabalho Lutero compreendeu que a Educação Básica seria a pilastra para sustentar esse novo edifício.
Os primeiros protestantes, desde o alemão Martinho Lutero, entendiam que a educação deveria ser pública e acessível a todos, inclusive aos camponeses e às mulheres. A educação neste período da história era um privilégio apenas da elite dominante e do clero, que era controlado e mediado pelo crivo da Igreja Católica. Ainda, os protestantes defendiam que a educação era importante não apenas no campo religioso, mas que deveria ser disponibilizada para o cidadão comum e em todas as esferas da vida, afim de que pudesse desenvolver suas capacidades de convívio, de forma digna com outros.
O chamado protestantismo de missão, que conta com a participação das igrejas Congregacionais, Metodistas, Presbiterianas e Batistas sempre se caracterizaram, no início de suas atividades no Brasil, por um forte envolvimento educacional e pedagógico. Em pouco tempo, além das comunidades locais, começaram também a organizar escolas e colégios. Algumas dessas instituições educacionais, hoje são universidades, enquanto outras permaneceram oferecendo o ensino fundamental e médio.
Sobre o autor:
Alexandre da Silva é natural da cidade de São Paulo – SP. Casado com Jeniffer, tem duas filhas: Kimberly e Kassy. Graduado em Teologia pelo (STBNET 2012), Gestão Comercial pela (UNINTER 2019), Pedagogia pela (FAEP 2021), Pós Graduado em História da Igreja e da Teologia (FTBSP 2021) e Pós Graduado em Teologia e Interpretação Bíblica (FABAPAR 2021). Membro da Igreja Batista Bereana em Franco da Rocha.
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