Livro em Pdf disponível para download gratuito:
Diante do cenário desafiador da educação brasileira, as iniciativas governamentais de formação docente propostas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP) ganham destaque ao enfatizar a importância dos espaços práticos formativos em contextos reais de ensino. Nesta obra, cada página revela não apenas relatos de experiências, mas sim histórias de colaboração, crescimento acadêmico e descobertas compartilhadas. Através das ações narradas, os protagonistas (estudantes de licenciatura, professores da Educação Básica e Superior) demonstram como o planejamento, o trabalho colaborativo e a pesquisa acadêmica contribuem para que se possa repensar de forma democrática o ambiente escolar. Seja ao explorar metodologias ativas, tecnologias digitais ou recursos educacionais não formais como um planetário ou uma feira de ciências, em cada relato os autores compartilham suas experiências, desafios e reflexões sobre o processo de formação docente, ressaltando o papel fundamental da prática pedagógica na formação de professores de Física.
Sobre os organizadores:
Petrus Emmanuel Ferreira Vieira, Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), atuando nos cursos de Licenciatura em Física e Matemática, Tecnologia em Mecatrônica Industrial e Bacharelado em Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica no Campus Cedro.
Romeu de Oliveira Felizardo, Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), atuando nos cursos de Licenciatura em Física, Tecnologia em Mecatrônica Industrial e Bacharelado em Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica no Campus Cedro.
Denilson Macêdo –
Essa obra é um verdadeiro testemunho do poder transformador da prática pedagógica na formação de professores de Física. Organizado por Petrus Emmanuel Ferreira Vieira e Romeu de Oliveira Felizardo, o livro reúne relatos de experiências vividas por licenciandos, professores da Educação Básica e Superior, dentro dos programas PIBID e PRP no IFCE – Campus Cedro.
Cada capítulo revela não apenas os desafios enfrentados no cotidiano escolar, mas também as conquistas e descobertas que emergem do trabalho colaborativo, da pesquisa e da experimentação metodológica. Os autores exploram desde o uso de tecnologias digitais até recursos não formais como planetários e feiras de ciências, mostrando como essas práticas enriquecem a formação docente e aproximam os futuros professores da realidade das salas de aula.
Mais do que um registro acadêmico, o livro é um convite à reflexão sobre o papel da formação inicial na construção de uma educação mais democrática, crítica e inovadora. É leitura essencial para quem acredita que ensinar Física vai muito além de fórmulas — é sobre inspirar, transformar e aprender junto.