Descrição
PDF disponível para download gratuito:
Esta obra aborda a aplicação da “Plataforma Ciberliteratura”, criada para disponibilizar aulas de leitura de hipertextos literários, que se caracterizam pela multimodalidade e pela interatividade, visando também a necessidade de incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Língua Portuguesa. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica para fundamentar o planejamento e o desenvolvimento das aulas virtuais. Desenvolveu-se uma pesquisa-ação com uma turma da 1ª série da Escola Estadual de Ensino Profissional Maria Cavalcante Costa, localizada em Quixadá, no sertão central cearense. Esse procedimento metodológico foi dividido em fase exploratória; o tema e a hipótese da pesquisa e a definição dos problemas; plano de ação; aprendizagem; coleta de dados e divulgação externa.
Este projeto integrou os alunos com o universo da literatura, por meio das potencialidades das TICs, tais como: a presença de links, que permitiram aos discentes construírem percursos de leitura subjetivos, além da existência de diferentes modalidades, como imagens, vídeos, palavras, entre outras, que tornaram a leitura mais atraente para os jovens internautas.
Autores:
Angélica Benício
Sandro César Silveira Jucá
Maria Valdênia da Silva
Solonildo Almeida da Silva
Avaliações
Não há avaliações ainda.