Descrição
A obra apresenta os resultados de uma investigação qualitativa desenvolvida nas cidades do Rio de Janeiro (Brasil), Ameca (México) e San José de David (Panamá), e que analisou como se dá a inserção escolar e social dos filhos de refugiados, por meio de relatos de vida de algumas famílias que participaram deste estudo. Ao vivenciar essas realidades, é possível traçar paralelos com a jurisprudência dos três países no que concerne aos direitos internacionais dos refugiados, em particular à educação. A escola, diante disso, terá o crucial papel de acolher e propiciar uma adaptação mais saudável, devendo ela mesma, junta à sociedade como um todo, privilegiar um currículo escolar que facilite o empoderamento de seus alunos, como cidadãos plenos de direitos e deveres. Daí a ideia de educação jurídica
Organizador:
Jonathan Guedes é graduado em Pedagogia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com graduação-sanduíche em Educação na Universidad de Guadalajara, México. É pesquisador em Educação, estudos socioeconômicos e estudos internacionais, tendo passado por grupos de pesquisas na UNIRIO, na UFRJ, na UdG e no Colégio Instituto David. Possui artigos publicados em diferentes revistas acadêmicas, tendo sido estudante de intercâmbio no Panamá e no México.
.
Avaliações
Não há avaliações ainda.