Descrição
O cenário atual delineia-se extremamente mutante. Segundo o professor Waldimir Pirró e Longo,1999, por reiteradas vezes, “a única certeza é a constante incerteza em que vive o mercado atual”. Vivemos um momento impar. Se, por um lado, observamos muitas ameaças, com problemas sérios de cunho social, educacional e de saúde, por outro lado, temos a oportunidade do desafio para o crescimento. A história da humanidade comprova que durante as épocas de crise, surgiram as maiores descobertas e grandes desafios foram superados.
Neste terceiro milênio a chave do futuro é a educação e o caminho é o empreendedorismo e a inovação. As instituições de ensino iniciam uma busca na adequação de currículos e parcerias em projetos aplicativos e o mercado de trabalho interage com a academia no preparo e aperfeiçoamento constante de seus funcionários. A educação continuada nos projetos de educação corporativa ressalta a importância reconhecida pelas empresas nos processos de formação, capacitação e treinamento. Também os novos paradigmas, com vistas ao perfil profissional e patrimônio das instituições estão sendo radicalmente transferidos da relevância das máquinas e patrimônio material para a importância das pessoas-profissionais-cidadãos e patrimônio intelectual da instituição, isto é, o conhecimento gerado e acumulado por seus funcionários.
Neste ambiente apresentamos um estudo nos métodos, técnicas e ferramentas de desenvolvimento do conhecimento, inovação e do perfil empreendedor, bem como os mecanismos de aprimoramento na educação continuada e de proteção do conhecimento. A gerência de mudanças, liderança e pesquisa de novos negócios, ambientes inovadores serão tópicos de estudo e pesquisas com vistas a construção de modelos e ferramentas adequadas e atualizadas no apoio ao processo de evolução pessoal, profissional e institucional.
Sobre a Autora:
Marinilza Bruno de Carvalho
Avaliações
Não há avaliações ainda.