Descrição
A obra oferece um leque de visões e critérios sobre a Educação à Distância que nos leva à densa reflexão.
A capilaridade da cultura e profissionalização deve avançar para além dos grandes centros.
A inclusão social se faz mister para o desenvolvimento do nosso país.
O alcance à educação e, consequentemente, à empregabilidade e renda, torna-se mandatório.
Neste contexto, é visível e de forma inégável que a Educação `a Distância se apresenta como um braço forte, extremamente relevante e inexorável, para a que Educação possa envolver e atender cada vez mais e mais Brasileiros, de norte a sul do país.
Os autores abordaram brilhantemente a teoria, a prática e a experiência da Educação `a Distância, manifestando uma convergência com as necessidade da sociedade e comprovando com qualidade a importância do tema.
Monica da Costa Pereira Lavalle Heilbron
Sub-reitora de Pós-graduação e pesquisa da UERJ
Sobre os autores:
Hilda Maria Montes Ribeiro de Souza: Possui mestrado em Odontologia pela UERJ (1989) e doutorado em Ciências / Saúde Pública pela Fiocruz (1998). Atualmente é professor adjunto da UERJ. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Materiais Odontológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção, cirurgião-dentista, odontologia, ruído e prevenção de risco.
Leila Medeiros de Menezes: possui mestrado em História pela UERJ (2003). Atualmente é Professor Assistente da UERJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Fundamental. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ditadura Militar; Censura; Música Popular Brasileira.
Lígia Silva Leite: Doutorado Em Educação – Temple University (1990) e Pós-Doutorado em Tecnologia Educacional – Universidade de Pittsburgh (1994). Atua como orientador do programa de doutorado em educação – Nova Southeastern University (EUA), colaborador da Associação Brasileira de Educação a Distância, professor titular da Universidade Católica de Petrópolis e professor adjunto – Nova Southeastern University (EUA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância e Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, tecnologia educacional, ensino-aprendizagem, formação de professores e construção de conhecimento.
Patricia Seefelder de Assis: Possui doutorado e mestrado em Informática pela PUC- RJ. É responsável pela área de Educação a Distância da UERJ, Campus Regional de Nova Friburgo Instituto Politécnico (IPRJ). Dá apoio à utilização do ambiente Moodle e ao desenvolvimento de material didático para uso em EAD. Realiza pesquisas nas áreas de EAD, Colaboração, Modelagem de Grupos e Computação Ubíqua. Também tem experiência e interesse nos seguintes temas: aplicações hipermídia, adaptabilidade, web semântica e modelagem.
Marinilza Bruno de Carvalho: Possui doutorado em Educação pela UFRJ (2005),mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ (1977). Atualmente é professor adjunto da UERJ. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia, Avaliação, Inovação Tecnológica, Empreendedorismo, Propriedade Intelectual, Gestão de Conhecimento e Tecnologia Social.
Alberto Cipiniuk: Possui Mestrado em Filosofia (Estética) UFRJ (1985) e Doutorado em História da Arte pela Université Libre de Bruxelles (1990). Atualmente é professor adjunto de História da Arte da UERJ; professor assistente da PUC-RJ; Coordenador do Laboratório da Representação Sensível (LaRS/PUC-Rio); membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) seção brasileira da Association Internationale des Critiques d’Art (AICA) da UNESCO e membro do Conselho Editorial da Revista Concinnitas (IARTE/UERJ). Tem experiência na área de Desenho Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: historia social da arte, campo do design, arte, cultura e sociedade, imagem e comunicação visual.
Antonio Carlos de Azevedo Ritto: Pós Doutor em História das Ciências das Técnicas e da Epistemologia da UFRJ (2003), Doutor em Ciências Informáticas pela Pontifícia PUC-Rio (1994). É professor da FGV-Rio e adjunto da UERJ onde trabalha com Tecnologia Social, Transdisciplinaridade, Gerência em Informática, Informática na Educação, Modelos de Tomada de Decisão e Modelagem Organizacional.
Adelto Candido Grigorio Patricio: Possui graduação em Ciências Biológicas pela UERJ (2006). Foi pesquisador da UERJ (2004-07). Atualmente é professor regente do Estado do Rio de Janeiro e professor de citologia, microbiologia, anatomia e fisiologia do ensino técnico particular.
Maria da Conceição Rocha Sampaio: Possui mestrado em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ (1978) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo IOC (2000). Atualmente é professor adjunto da UERJ, professor colaborador da Fiocruz e professor titular da União Social Camiliana. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia de Parasitos, principalmente nos seguintes temas: Protozoários Tripanosomatídeos, Leishmanias, Amplificações Gênicas e Biologia Celular.
Fátima Kzam Damaceno de Lacerda: Possui Mestrado Em Tecnologia de Processos Bioquímicos pela UFRJ (1991) e Doutoranda em Meio Ambiente pela UERJ. Atualmente é Professor assistente da UERJ. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Tecnologia de Processos Bioquímicos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Enzima, síntese reversa, beta-glicosidase, oligossacarídeos.
Avaliações
Não há avaliações ainda.